8 de jun. de 2012

[O Novo Testamento] Guia Geral para Sacerdotes e Sumo-Sacerdotes









O guia possui uma visão geral com referência aos três métodos de jogo mais usados pelos Sacerdotes atuais: Suporte, Exorcista e Batalha.

Espero que gostem do guia e boa leitura.
















0. Introdução

1.0. Atributos

2.0. O Noviço

2.1. Habilidades Ativas

2.2. Habilidades Passivas

2.3. Habilidades Adicionais

3.0. O Sacerdote

3.1. Habilidades Ativas

3.2. Habilidades Passivas

3.3. Habilidades Adicionais

4.0. O Sumo-Sacerdote

4.1. Habilidades Ativas

4.2. Habilidades Passivas

5.0. Análise Geral

6.0. Dicas

7.0. Trivialidades




8.0. Equipamentos

8.1. Elmos e Máscaras

8.2. Armas

8.3. Escudos

8.4. Vestimentas

8.5. Sapatos

8.6. Acessórios

8.7. Combos

9.0. Cartas

9.1. Elmos e Máscaras

9.2. Armas

9.3. Escudos

9.4. Vestimentas

9.5. Sapatos

9.6. Acessórios

9.7. Combos

10.0. Créditos













Força (FOR): Cada ponto aumenta o Ataque da Arma em 0.5%, os Status de Ataque em +1, a Capacidade de Carga em +30. Oferece resistência a “Exílio” e “Tornado” diminuindo 0,4 segundos de efeito a cada ponto em FOR.

Comentário: Você só colocará pontos aqui se for de Batalha ou se não possuir uma Abelha Rainha para anular seu gasto em Gemas. No mais, atributo no fim da lista de prioridades.

Agilidade (AGI): Cada ponto aumenta a Esquiva em +1, aumenta a Velocidade de Ataque, e a cada 5 pontos aumenta a Defesa em +1. Oferece resistência a Sono, Sangramento e Queimadura.

Comentário: Extremamente útil para Sacerdotes de Batalha, não adianta se possuir poder físico alto se não possui valores significativos de ASPD e Esquiva. Também serve para construções únicas que tem por objetivo potencializar a durabilidade de proteções como "Kyrie Eleison" e "Escudo Mágico", por meio de altos valores de ASPD.

Vitalidade (VIT): Cada ponto aumenta o HP máximo em 1%, efetividade de itens de cura em 2%, cada dois pontos aumentam a defesa em +1 e cada 5 pontos aumentam a Defesa Mágica em +1. Oferece resistência a Atordoamento e Envenenamento.

Comentário: Fundamental para ambos, apesar do Arcebispo ter nos dado um ar de “Mago Branco”, ainda somos Sacerdotes e precisamos de VIT sob qualquer circunstância. Além de oferecer Resistência e DEF/DEFM que colaboram para a função da habilidade "Assumptio".

Inteligência (INT): Cada ponto aumenta o Ataque Mágico em 1.5%, o SP Máximo em 1% e a eficácia de itens de restauração de SP em 1%. Reduz o Tempo de Conjuração variável com metade da efetividade de destreza. Cada 2 pontos em INT aumentam a Defesa Mágica em +1, e cada seis pontos aumentam em +1 a recuperação natural de SP. Oferece resistência a Congelamento,Silêncio, Cegueira, Medo e Oblivion Curse.

Comentário: Atributo geral, excluindo construções de Batalha, obviamente, afinal de contas, sua prioridade é o Dano Físico e não Dano Mágico.

Destreza (DES): Cada ponto aumenta a Precisão em +1, reduz o Tempo de Conjuração Variável. Cada 5 pontos aumentam o Ataque em +1, a Defesa Mágica em +1 e o Ataque Mágico em +1.

Comentário: Fundamental para Sacerdotes Exorcistas, sem este atributo não somos nada, a conjuração principal . Para o Suporte não é recomendado se maximizar muito, em torno de 70 já estaria ótimo.

Sorte (SOR): Cada ponto aumenta o Crítico em 0.3. A cada 3 pontos, o Ataque, Ataque Mágico e Precisão aumentam em +1. Cada 5 pontos aumentam a Esquiva em +1, e cada 10 pontos aumentam a Esquiva Perfeita em +1. Oferece resistência a Maldição, Caose Petrificamento.

Comentário: Nosso atributo “coringa”, servindo para múltiplas utilidades como mostrado acima. É recomendado se colocar pelo menos um pouco em todas as construções. Entretanto, tenha em mente que este atributo não afeta na habilidade "Curar".














Noviços são abençoados com o poder de curar e aumentar a força e a determinação de si próprios, e de seus companheiros de batalha.

Dedicados a tornar o mundo um lugar melhor, dando apoio a outras pessoas ou pelas próprias mãos, livrando Rune-Midgard das legiões de monstros malditos e sombrios.















[Suporte] Signum Crucis:




Descrição da Habilidade: “Enfraquece monstros malditos e sombrios na tela do usuário. Dura até a morte do oponente alvo”.

Dica e/ou observação: Importante para os Sacerdotes de Batalha, afinal de contas, qualquer coisa que aumente seu dano é bem vinda, entretanto, se retirada do "esquema", não fará falta, pois, o uso de "Aspersio" e "Flagelo do Mal" a cobrem. Só tenha consciência de uma coisa, existe a maça “Nemesis” que, tem por efeito principal, conjurar essa mesma habilidade automaticamente ao atacar, fora seus efeitos secundários como: “Adiciona uma pequena chance de ativar ATQ +50 durante 20 segundos quando atacar”. E o mais interessante: “Se a arma estiver com refinamento 11 ou maior, o nível 10 da habilidade será conjurado”, o que, com este efeito, a torna opcional para Sumo-Sacerdotes.



Requisito (s): Nível 3 de “Flagelo do Mal”.

Tabela de Efeitos:








Nv. 1

Defesa - 3%


Nv. 2

Defesa -6%


Nv. 3

Defesa -9%


Nv. 4

Defesa -12%


Nv. 5

Defesa -15%


Nv. 6

Defesa -18%


Nv. 7

Defesa -21%


Nv. 8

Defesa -24%


Nv. 9

Defesa -27%


Nv.10

Defesa -30%



SP consumido: 35

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Angelus:

Descrição da Habilidade: “Aumenta a defesa dos personagens do grupo (inclusive do usuário) temporariamente. Este aumento de defesa cresce conforme a vitalidade do personagem”.



Dica e/ou observação: Esta habilidade é mais lucrativa se usada com personagens que tem como VIT atributo secundário ou até primário. Não recomendo seu uso em personagens mágicos, afinal de contas, a maioria deles não possui muitos pontos em VIT. É útil para ambos os estilos de jogo.

Requisito (s): Nível 3 de “Proteção Divina”.

Tabela de Efeitos:





Nv. 1

105% Defesa, -23 SP


Nv. 2

110% Defesa, -26 SP


Nv. 3

115% Defesa, -29 SP


Nv. 4

120% Defesa, -32 SP


Nv. 5

125% Defesa, -35 SP


Nv. 6

130% Defesa, -38 SP


Nv. 7

135% Defesa, -41 SP


Nv. 8

140% Defesa, -44 SP


Nv. 9

145% Defesa, -47 SP


Nv.10

150% Defesa, -50 SP



Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.





[Suporte] Benção:

Descrição da Habilidade: “Aumenta DES, INT, FOR de um jogador temporariamente. Cura atributos anormais do personagem e pode amaldiçoar Mortos-vivos”.



Dica e/ou observação: Essa é uma das nossas habilidades multi-uso, ela serve para todos, em qualquer hipótese. Principalmente para remover aquele debuff de “maldição” chato que vive incomodando nosso grupo em algumas situações.

Requisito (s): Nível 5 de “Proteção Divina”.

Tabela de Efeitos:





Nv. 1

+1 For, Des & Int -28 SP


Nv. 2

+2 For, Des & Int -32 SP


Nv. 3

+3 For, Des & Int -36 SP


Nv. 4

+4 For, Des & Int -40 SP


Nv. 5

+5 For, Des & Int -44 SP


Nv. 6

+6 For, Des & Int -48 SP


Nv. 7

+7 For, Des & Int -52 SP


Nv. 8

+8 For, Des & Int -56 SP


Nv. 9

+9 For, Des & Int -60 SP


Nv. 10

+10 For, Des & Int -64 SP



Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Cura:

Descrição da Habilidade: “Recupera HP de um personagem, e pode causar danos em monstros Malditos se apertando a tecla SHIFT”.



Dica e/ou observação: Essa é uma habilidade bem geral, logo, vou tentar ser breve por aqui. Os únicos que podem abdicar do nível 10 desta habilidade são os Sacerdotes de Batalha, você Exorcista ou Suporte precisa possuir esta habilidade em nível máximo. Ah, algo muito interessante e necessário de se saber, é a fórmula da cura, que foi mutada com a Renovação: [(BaseLvl + INT ) / 5 ] * 30 ) * (1+( %Modifier / 100)) * (HealLvl * 0.1) + StatusMATK + EquipMATK - [(WeaponMATK * WeaponLvl) / 10]

Sim, é meio complicadinha de entender, mas, é mais simples do que aparenta. Para quem esta em dúvida quanto a SOR, em prática ela não influência na habilidade, mas ela acrescenta em nosso ataque mágico, que é consequentemente fundamental para os Sacerdotes Exorcistas.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:





Nv. 1

SP-13


Nv. 2

SP-16


Nv. 3

SP-19


Nv. 4

SP-22


Nv. 5

SP-25


Nv. 6

SP-25


Nv. 7

SP-31


Nv. 8

SP-34


Nv. 9

SP-37


Nv.10

SP-40



Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Aumentar Agilidade:




Descrição da Habilidade: “Aumenta temporariamente a velocidade de movimento e ataque do personagem (sempre consome 15 HP)”.

Dica e/ou observação: Necessária. O aumento na velocidade de movimento é significativo, fora nos outros status afetados pela AGI, como ASPD e Esquiva.

Requisito (s): Nível 3 de “Cura”.

Tabela de Efeitos:





Nv. 1

HP -18 AGI +3 Duração 65 Segundos


Nv. 2

HP -21 AGI +4 Duração 80 Segundos


Nv. 3

HP -24 AGI +5 Duração 95 Segundos


Nv. 4

HP -27 AGI +6 Duração 110 Segundos


Nv. 5

HP -30 AGI +7 Duração 125 Segundos


Nv. 6

HP -33 AGI +8 Duração 140 Segundos


Nv. 7

HP -36 AGI +9 Duração 155 Segundos


Nv. 8

HP -39 AGI +10 Duração 170 Segundos


Nv. 9

HP -42 AGI +11 Duração 185 Segundos


Nv. 10

HP -45 AGI +12 Duração 200 Segundos




Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Diminuir Agilidade:

Descrição da Habilidade: “Diminui temporariamente a velocidade de movimento e ataque de um inimigo”.

Dica e/ou observação: Nunca vi alguém em sã consciência utilizando essa habilidade, no máximo deve servir para WoE, porque o efeito na diminuição da agilidade é realmente efetivo. Fora isso, inútil para outros estilos em minha opinião.

Requisito (s): Nível 1 de “Aumentar Agilidade”.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

- 3 AGI, 15 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 2

- 4 AGI, 17 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 3

- 5 AGI, 19 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 4

- 6 AGI, 21 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 5

- 7 AGI, 23 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 6

- 8 AGI, 25 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 7

- 9 AGI, 27 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 8

- 10 AGI, 29 SP - Duração: 40 segundos


Nv. 9

- 11 AGI, 31 SP - Duração: 40 segundos


Nv.10

- 12 AGI, 33 SP - Duração: 40 segundos




Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Aqua Benedicta:




Descrição da Habilidade: “Cria Água Benta a partir de uma Garrafa Vazia e um pouco de água”.

Dica e/ou observação: Necessário para “Aspersio” e remover alguns efeitos negativos, fora isso, esta aí para fechar nossa construção de Noviço.

SP consumido: 10

Reagente (s) utilizado (s): 1 “Garrafa vazia”.




[Suporte] Teleporte:

Descrição da Habilidade: “Teleporta para outra área”.

Dica e/ou observação: Em minha opinião, inútil, temos o “Boné do Carteiro [1]” para isso. Já, para os jogadores do Servidor Odin é recomendado pegá-la, pois, sem ela, sem “Escudo Sagrado”.

Requisito (s): Nível 1 de “Revelação”.

Tabela de efeitos:




Nv. 1

Teleporta para ponto aleatório nas proximidades.


Nv. 2

Teleporta para Ponto de Retorno.




SP consumido: 9

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Ativo] Portal:

Descrição da Habilidade: “Utilizando uma "Gema Azul" abre um Portal Dimensional que teleporta para outra área”.

Dica e/ou observação: Interessante para quem faz aquele Noviço “para lucrar”, mas não é um modo tão utilizado hoje em dia, algumas áreas não tem um acesso tão cansativo quanto antes. No mais, idem com referência ao “Teleporte” para os jogadores do Servidor Odin.

Requisito (s): Nível 2 de “Teleporte”.

Tebela de Efeitos:




Nv. 1

Portal para Ponto de Retorno.


Nv. 2

Permite memorização de 1 Ponto de Transporte.


Nv. 3

Permite memorização de 2 Pontos de Transporte.


Nv. 4

Permite memorização de 3 Pontos de Transporte.



Reagente (s) utilizado (s): 1 “Gema azul”.




[Suporte] Escudo Sagrado:




Descrição da Habilidade: “Cria um escudo temporário contra projéteis (flechas, tiros, etc)”.

Dica e/ou observação: Sabe aquela “Cecil Daimon” chata que fica incomodando o Lorde/Paladino do seu grupo? Então, seus problemas acabaram! Com esta habilidade a nossa querida Atiradora de Elite é totalmente anulada! E de bônus, podemos deixar aquele Criador maldito da WoE se roendo de raiva, porque a sua Bomba Ácida não penetra nosso escudo. Muito útil também para os Exorcistas, pois, os projéteis do monstro “Zumbi Dilacerado” serão totalmente anulados.

Requisito (s): Nível 4 de “Portal” (apenas no Servidor Odin).

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Medicar:




Descrição da Habilidade: “Cura atributos anormais de um jogador”.

Dica e/ou observação: É utilizada essencialmente quando as “Poções verdes” do Bruxo/Sábio (ou até mesmo suas, haha) acabam, fora isso, essa habilidade nem é tão útil.

Requisito (s): Nível 2 de “Cura”.

SP consumido: 15

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.






[Suporte] Revelação:

Descrição da Habilidade: “Detecta oponentes escondidos e causa dano Sagrado”.

Dica e/ou observação: Quem não perde a paciência com aquele Gatuno/Mercenário/Algoz que fica dando “Tocaia” bem em cima de você e seu grupo? Pois bem, use essa habilidade bem em cima dele e pronto. Também afeta a habilidade"Vínculo Sombrio" dos Renegados, ao usá-la, a habilidade é anulada.

Requisito (s): Nenhum.

Reagentes utilizado (s): Nenhum.

















[Passiva] Proteção Divina:

Descrição da Habilidade: “Aumenta defesa contra Mortos-vivos e Demônios”.

Dica e/ou observação: É necessária para os Sacerdotes de Batalha por motivos óbvios, Suporte e Exorcista só a maximizam por ser necessária para adquirir “Benção”.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

Defesa +3


Nv. 2

Defesa +6


Nv. 3

Defesa +9


Nv. 4

Defesa +12


Nv. 5

Defesa +15


Nv. 6

Defesa +18


Nv. 7

Defesa +21


Nv. 8

Defesa +24


Nv. 9

Defesa +27


Nv. 10

Defesa +30






[Passiva] Flagelo do Mal:

Descrição da Habilidade: “Aumenta o poder de ataque contra Mortos-vivos e Demônios”.

Dica e/ou observação: Somente para Sacerdotes de Batalha, afinal, como dito antes, qualquer coisa que aumente seu poder de ataque é bem vinda.

Requisito (s): Nível 3 de “Proteção Divina”.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

Poder de Ataque + 3


Nv. 2

Poder de Ataque + 6


Nv. 3

Poder de Ataque + 9


Nv. 4

Poder de Ataque + 12


Nv. 5

Poder de Ataque + 15


Nv. 6

Poder de Ataque + 18


Nv. 7

Poder de Ataque + 21


Nv. 8

Poder de Ataque + 24


Nv. 9

Poder de Ataque + 27


Nv.10

Poder de Ataque + 30



















[Ofensiva] Luz Divina:

Descrição da Habilidade: “Invoca a Luz Divina para combater o Mal”.

Dica e/ou observação: Uma habilidade chamariz, literalmente. Ela não serve para dano propriamente dito, mas, na verdade, apenas para chamar a atenção de seu oponente.

Requisito (s): Nível de classe 30 e [QUEST] – LUZ DIVINA



SP consumido: 15

NPC (s): Irmã Milla, no interior da Catedral de Prontera.

Item (ns) necessário (s): 1 “Cristal Azul”, 1 “Opala” e 1 “Rosário”.

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.

















Graças a sua grande fé e dedicação ao Senhor, Sacerdotes possuem grandes poderes divinos, capazes de realizar milagres e elevar os espíritos aventureiros de todos os guerreiros.

Sua missão é a de purificar Rune-Midgard eliminando os demônios e morto-vivos que passaram a povoar seus calabouços.




















[Suporte] Impositio Manus:

Descrição da Habilidade: “Abençoa um jogador através da imposição da mão. Aumenta dano da arma por 40 segundos”.

Dica e/ou observação: Isso é aquele tipo de habilidade que você às vezes até se esquece de usar, de tão básica que parece ser, porém, algum Espadachim/Gatuno sempre faz você se lembrar. É muito bem vinda na construção de Batalha e Suporte, já a Exorcista, não é tão necessária assim.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

Ataque +5, SP-13


Nv. 2

Ataque +10, SP-16


Nv. 3

Ataque +15, SP-19


Nv. 4

Ataque +20, SP-22


Nv. 5

Ataque +25, SP-25




Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Suffragium:

Descrição da Habilidade: “Suporte para terceiros. Reduz Tempo de Conjuração de magias”.

Dica e/ou observação: Para quem tem uma interpretação meio falha, “para terceiros”, significa para seus parceiros de grupo, ou seja, não poderá ser utilizada em você. Mas, se tratando da habilidade em si, é bem desnecessária, a não ser que você a queira pegar para dar suporte para algum Mago amigo seu, já que “Sacramentum” cobriu a função desta habilidade.

Requisitos: Nível 2 de “Impositio Manus”.

Tabela de Efeitos:




Nv.1

15% a menos no tempo de Conjuração, Duração 30 segundos


Nv.2

30% a menos no tempo de Conjuração, Duração 20 segundos


Nv.3

45% a menos no tempo de Conjuração, Duração 10 segundos




SP consumido: 15

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.









[Suporte] Aspersio:

Descrição da Habilidade: “Batiza a arma do jogador alvo com Água Benta. Confere a propriedade Sagrada à arma”.

Dica e/ou observação: Fundamental para a maioria das construções, não tão necessária para Exorcistas por motivos óbvios, afinal de contas, você não vai oferecer suporte para ninguém. Só tomem cuidado com seu estoque de “Águas Bentas”, porque vão precisar muito delas.

Requisito (s): Nível 1 de “Aqua Benedicta” e Nível 3 de “Impositio Manus”.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

Duração 30 segundos, SP-14


Nv. 2

Duração 60 segundos SP-18


Nv. 3

Duração 90 segundos SP-22


Nv. 4

Duração 120 segundos SP-26


Nv. 5

Duração 150 segundos SP-30






Reagente (s) utilizado (s): 1 “Água Benta”.









[Suporte] Benedictio Sanctissimi Sacramenti:

Descrição da Habilidade: “Confere propriedade sagrada à armadura de todos os jogadores do grupo. É preciso rezar em uníssono com mais dois religiosos”.

Dica e/ou observação: Esta habilidade possui muita dificuldade para ser conjurada e pelo seu efeito, não compensa a perca de pontos aqui em minha opinião. Fora os seus requisitos, que são bem cruéis.

Requisito (s): Nível 5 de “Aspersio” e Nível 3 de “Glória”.

Tabela de Efeitos:




Nv.1

Duração 40 segundos


Nv.2

Duração 80 segundos


Nv.3

Duração 120 segundos


Nv.4

Duração 160 segundos


Nv.5

Duração 200 segundos






SP consumido: 20

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Santuário:

Descrição da Habilidade: “Ao custo de uma "Gema Azul" cria uma área abençoada no solo. Jogadores regeneram HP ao pisar na terra santa, enquanto fere e afasta criaturas malditas e sombrias. É capaz de curar a pedra Emperium”.

Dica e/ou observação: Ao lermos pela primeira vez a descrição da habilidade nós pensamos: “Vou ter cura em área!! Vou destruir mortos vivos facilmente!!”. Pois bem, amigo, tenho péssimas notícias para você, a cura também afeta os monstros não Mortos-Vivos e quanto mais Malditos/Sombrios dentro da área de efeito da habilidade, menos ela vai durar. Entretanto, Sacerdotes deBatalha podem encontrar uma utilidade muito interessante para ela, em que o usuário se mantém um pouco distante da área em que a habilidade foi conjurada, mas ela ainda faz efeito, curando o usuário progressivamente.

Requisito (s): Nível 1 de “Cura”.

Tabela de Efeitos:




Nv.1

Recupera 100 HP / Duração 3 Segundos 15sp


Nv.2

Recupera 200 HP / Duração 6 Segundos 18sp


Nv.3

Recupera 300 HP / Duração 9 Segundos 21sp


Nv.4

Recupera 400 HP / Duração 12 Segundos 24sp


Nv.5

Recupera 500 HP / Duração 15 Segundos 27sp


Nv.6

Recupera 600 HP / Duração 18 Segundos 30sp


Nv.7

Recupera 777 HP / Duração 21 Segundos 33sp


Nv.8

Recupera 777 HP / Duração 24 Segundos 36sp


Nv.9

Recupera 777 HP / Duração 27 Segundos 39sp


Nv.10

Recupera 777 HP / Duração 30 Segundos 42sp




Reagente (s) utilizado (s): 1 “Gema Azul”.







[Suporte] Graça Divina:


Descrição da Habilidade: “Cura atributos anormais como Atordoamento, Congelamento e Petrificação. Inflige Cegueira sobre Mortos-Vivos”.

Dica e/ou observação: É sempre bom ter ao alcance, nunca se sabe o status que seu parceiro pode receber de presente. Útil para todas as construções.

Requisito (s): Nenhum.

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Retardar Veneno:

Descrição da Habilidade: “Retarda os efeitos de veneno por tempo limitado”.

Dica e/ou observação: Só não é mais inútil que BSS (Benedictio Sanctissimi Sacramenti), sinceramente, nem passe perto desta habilidade, ela é extremamente inútil e facilmente substituível por consumíveis/poções.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:




Nv.1

Duração 10 Segundos 6sp


Nv.2

Duração 20 Segundos 8sp


Nv.3

Duração 30 Segundos 10sp


Nv.4

Duração 40 Segundos 12sp




Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.







[Suporte] Ressuscitar:


Descrição da Habilidade: “Usando uma "Gema Azul", levanta jogadores desmaiados e pode até matar criaturas malditas”.

Dica e/ou observação: O nível que você vai deixar esta habilidade é muito relativo, algumas pessoas preferem deixa-la nível 1 direto, apenas para ter ela e não deixar o grupo na mão, outras tem pavor de ficar conjurando ela e a maximizam. Para o Suporte é recomendado que se maximizasse, Exorcista e Batalha são mais opcionais.

Requisito (s): Nível 1 de “Graça Divina” e Nível 4 de “Aumentar Recuperação de SP”.

Tabela de Efeitos:





Nv.1

10% HP, 6 segundos de conjuração


Nv.2

30% HP, 4 segundos de conjuração


Nv.3

50% HP, 2 segundos de conjuração


Nv.4

80% HP, 0 segundos de conjuração




SP consumido: 60

Reagente (s) utilizado (s): 1 “Gema Azul”.




[Suporte] Escudo Mágico:




Descrição da Habilidade: “Usando uma "Gema Azul", cria escudo mágico no local desejado para bloquear ataques oponentes temporariamente”.

Dica e/ou observação: Relativo. Existem Sacerdotes que tem ódio mortal por esta habilidade, e realmente, com sua fórmula atual a habilidade deixa um pouco a desejar. Para você Suporte, passe longe desta habilidade, você já tem muita habilidade para distribuir. Ah, a sua nova fórmula: 7000 × (1 + 0.1 × Nível de Classe / 50) + 300 × Nível da Habilidade + 65 × INT + SP Máximo. De forma que, aparentemente não se pode ter uma certeza da quantidade exata do HP da proteção.

Requisito (s): Nível 3 de “Santuário” e Nível 4 de “Aspersio”.

Reagente (s) utilizado (s): 1 “Gema Azul”.




[Suporte] Kyrie Eleison:

Descrição da Habilidade: “Cria uma barreira ao redor do personagem”.

Dica e/ou observação: Enquanto Sacerdotes devemos nos decidir entre esta habilidade e “Escudo Mágico”, o que varia do gosto e situação de cada um, porém, ainda permaneço recomendando esta, sua barreira é multiuso, além de não gastar nenhum reagente. Útil para todos os estilos.

Requisito (s): Nível 2 de “Angelus”.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

12% do HP ou 5 Golpes, SP-20


Nv. 2

14% do HP ou 6 Golpes, SP-20


Nv. 3

16% do HP ou 6 Golpes, SP-20


Nv. 4

18% do HP ou 7 Golpes, SP-25


Nv. 5

20% do HP ou 7 Golpes, SP-25


Nv. 6

22% do HP ou 8 Golpes, SP-25


Nv. 7

24% do HP ou 8 Golpes, SP-30


Nv. 8

26% do HP ou 9 Golpes, SP-30


Nv. 9

28% do HP ou 9 Golpes, SP-30


Nv.10

30% do HP ou 10 Golpes, SP-35






Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Magnificat:

Descrição da Habilidade: “Dobra a velocidade de regeneração de SP e HP do grupo”.

Dica e/ou observação: Fundamental para Suporte e Exorcista, são os que mais consomem SP. Batalha se torna opcional, afinal de contas, você não vai gastar tanta SP assim, porém, é sempre bom estar preparado, fora, a regeneração de HP, que também é importante para a classe.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:






Nv.1

20 Segundos


Nv.2

40 Segundos


Nv.3

60 Segundos


Nv.4

80 Segundos


Nv.5

100 Segundos






SP consumido: 40

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Glória:

Descrição da Habilidade: “Aumenta SOR dos membros do grupo em 30 por tempo limitado”.

Dica e/ou observação: Interessante para a maioria das classes do Ragnarök. Afinal de contas, SOR virou um atributo coringa, multiutilidades.

Requisito (s): Nível 4 de “Kyrie Eleison” e Nível 3 de “Magnificat”.

Tabela de Efeitos:






Nv.1

10 Segundos


Nv.2

15 Segundos


Nv.3

20 Segundos


Nv.4

25 Segundos


Nv.5

30 Segundos






SP consumido: 20

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Exorcismo] Lex Divina:

Descrição da Habilidade: “Silencia inimigo por tempo limitado, impedindo o uso de habilidades”.

Dica e/ou observação: Cuidado, esta habilidade é uma faca de dois gumes, ela pode ser muito útil, porém, pode ter seu efeito descartado simplesmente com o uso de uma “Poção Verde”. Mas, se tratando de PvM/PvP/WoE, é de grande ajuda contra o monstro “Kathryne Keyron” do Laboratório de Somatologia de Lightalzen, e qualquer inimigo, seja mágico ou físico dos campos de batalha.

Requisito (s): Nível 1 de “Revelação”.

Tabela de Efeitos:






Nv. 1

Duração: 30 Segundos, SP-20


Nv. 2

Duração: 35 Segundos, SP-20


Nv. 3

Duração: 40 Segundos, SP-20


Nv. 4

Duração: 45 Segundos, SP-20


Nv. 5

Duração: 50 Segundos, SP-20


Nv. 6

Duração: 55 Segundos, SP-20


Nv. 7

Duração: 60 Segundos, SP-20


Nv. 8

Duração: 65 Segundos, SP-20


Nv. 9

Duração: 70 Segundos, SP-20


Nv.10

Duração: 75 Segundos, SP-20




Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Exorcismo] Esconjurar:

Descrição da Habilidade: “Elimina Mortos-Vivos”.

Dica e/ou observação: Esta habilidade hoje em dia não passa de um pré-requisito para adquirirmos“Magnus Exorcismus”. A sua antiga construção Esconjuradora foi deixada de lado com a mudança nas tabelas de evolução que a Renovação trouxe.

Requisito (s): Nível 3 de “Lex Divina” e Nível 1 de “Ressuscitar”.

SP consumido: 20

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Ofensiva] Lex Aeterna:




Descrição da Habilidade: “Deixa o inimigo mais fraco para causar o dobro de dano em um ataque”.

Dica e/ou observação: Outra habilidade multiuso, nosso coringa para todas as situações, PvM, MvP, PvP, WoE, não importa, esta habilidade sempre é bem vinda.

Requisito (s): Nível 5 de “Lex Divina”.

SP consumido: 10

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Exorcismo] Magnus Exorcismus:

Descrição da Habilidade: “Ao custo de uma "Gema Azul", invoca a Grande Cruz para exterminar Malditos e Sombrios”.




Dica e/ou observação: A habilidade chave da construção Exorcista, apesar de ter sofrido uma diminuição drástica no seu dano, ainda é muito útil em qualquer lugar que tenha Mortos-Vivos e/ou Demônios. Apenas lembre-se de uma coisa, o centro da habilidade é você, a não ser que possua algum parceiro como chamariz, então você deve mirar nele.


Requisito (s): Nível 3 de "Esconjurar", Nível 1 de "Lex Aeterna" e Nível 1 de "Escudo Mágico".


Tabela de Efeitos:





Nv. 1

1 Golpe 40sp


Nv. 2

2 Golpes 42sp


Nv. 3

3 Golpes 44sp


Nv. 4

4 Golpes 46sp


Nv. 5

5 Golpes 48sp


Nv. 6

6 Golpes 50sp


Nv. 7

7 Golpes 52sp


Nv. 8

8 Golpes 54sp


Nv. 9

9 Golpes 56sp


Nv. 10

10 Golpes 58sp






Reagente (s) utilizado (s): 1 “Gema Azul”.
















[Passiva] Aumentar Recuperação de SP:

Descrição da Habilidade: “SP recupera mais rápido quando parado”.

Dica e/ou observação: Esta passiva é daquele tipo que é bem vinda, mas não é tão necessária, eu nunca a maximizei, é perca de pontos, mas como ela é um pré-requisito para outras habilidades, eu costumo deixá-la em nível 5. Isso é opcional, cada um decide encaixar de acordo com sua somatória de pontos.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

+ 3 SP a cada 10 segundos


Nv. 2

+ 6 SP a cada 10 segundos


Nv. 3

+ 9 SP a cada 10 segundos


Nv. 4

+ 12 SP a cada 10 segundos


Nv. 5

+ 15 SP a cada 10 segundos


Nv. 6

+ 18 SP a cada 10 segundos


Nv. 7

+ 21 SP a cada 10 segundos


Nv. 8

+ 24 SP a cada 10 segundos


Nv. 9

+ 27 SP a cada 10 segundos


Nv. 10

+ 30 SP a cada 10 segundos






[Passiva] Perícia com Maça:

Descrição da Habilidade: “Aumenta dano com armas do tipo Maça”.

Dica e/ou observação: Eu não considero o efeito da habilidade realmente efetivo, porém, como ela é um pré-requisito para“Riqueza de Espírito”, habilidade muito útil para Sacerdotes de Batalha, é extremamente recomendado maximizá-la.

Requisito (s): Nenhum.

Tabela de Efeitos:




Nv. 1

+ 3 Poder de Ataque


Nv. 2

+ 6 Poder de Ataque


Nv. 3

+ 9 Poder de Ataque


Nv. 4

+ 12 Poder de Ataque


Nv. 5

+ 15 Poder de Ataque


Nv. 6

+ 18 Poder de Ataque


Nv. 7

+ 21 Poder de Ataque


Nv. 8

+ 24 Poder de Ataque


Nv. 9

+ 27 Poder de Ataque


Nv.10

+ 30 Poder de Ataque

















[Suporte] Martírio:

Descrição da Habilidade: “O usuário se sacrifica para reviver cada membro do grupo visível na tela, restaurando 50% de seuHP máximo. A penalidade de experiência do usuário é diminuída à medida que mais membros são revividos. Se o usuário tiver menos de 1% de Experiência para o Nível de Base atual, a habilidade não poderá ser usada”.

Dica e/ou observação: Fundamental, qualquer Sacerdote precisa tê-la. Imprevistos acontecem, a qualquer momento seu grupo pode morrer e você ser o único a sobreviver, entretanto, deve ser utilizada sabiamente, sua EXP pode ser prejudicada por ela se sair errado.

Requisito (s): [QUEST] – Martírio



SP consumido: 400

NPC (s): Irmã Linna, na Catedral de Prontera.

Item (ns) necessário (s): 30 “Água Benta” e 20 “Gema Azul”.

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.













Você é o que existe de mais supremo entre o céu e a terra. Um porto seguro para os aventureiros desamparados. A salva-guarda nas batalhas, o pacificador dos espíritos. E todos eles sabem disso, pois depositam suas vidas em suas mãos sem hesitar. Pois você é a representação de Deus caminhando entre os homens.














[Suporte] Assumptio:

Descrição da Habilidade: “Dobra sua DEF e sua DEFM. Esta habilidade não pode ser usada juntamente com “Kyrie Eleison”, e nem pode ser usada dentro de um castelo no Período de Guerra. Você pode, porém, usar a habilidade em um alvo fora do castelo para que ele tenha os efeitos dentro do castelo. Não reduz o dano fixo de “Gloria Domini”, “Campo Gravitacional” e das cartas: “A Carroça”, “A Torre” e “O Diabo””.

Dica e/ou observação: Com a modificação recente que a habilidade sofreu, ela se tornou útil apenas para personagens meleee derivados. Atualmente, “Kyrie Eleison” é nossa melhor opção quando a questão é proteção.

Requisito (s): Nível 1 de “Angelus”, Nível 3 em “Aumentar Recuperação de SP” e Nível 3 em “Impositio Manus”.

Reagente (s) utilizado (s): Nenhum.




[Suporte] Basílica:

Descrição da Habilidade: “O Sumo Sacerdote cria uma área sagrada ao seu redor. Quem estiver dentro da barreira não pode causar dano aos de fora, mas também não recebe dano algum. O Sumo Sacerdotedeve permanecer parado enquanto a habilidade estiver em vigor, e não poderá usar nenhuma outra habilidade. Não funciona contra MVPs, e nem funciona durante os Períodos de Guerra. Consome uma“Gema Azul”, uma “Gema Vermelha”, uma “Gema Amarela” e uma “Água Benta”.

Dica e/ou observação: Esta habilidade é uma enganadora, ela te transmite uma imagem totalmente diferente do que realmente acontece. Passe longe dela.

Requisito (s): Nível 2 de “Glória”, Nível 1 de “Aumentar Recuperação de SP” e Nível 3 de “Kyrie Eleison”.

Reagente (s) utilizado (s): 1 “Gema Azul”, 1 “Gema Vermelha”, 1 “Gema Amarela” e 1 “Água Benta”.




















[Passiva] Meditatio:

Descrição da Habilidade: “Esta habilidade aumenta a taxa de recuperação de SP e o SP máximo. O máximo de HP recuperação através da habilidade “Cura” também aumentará”.

Dica e/ou observação: Necessária. Principalmente para Suporte, Exorcista nem tanto pois, você não dará auxílio a ninguém, porém, é recomendado maximizá-la, nunca se sabe o que os Mortos-Vivos podem fazer com nosso HP. Dispensável para Sacerdotes de Batalha.


Requisito (s): Nível 5 de “Aumentar a Recuperação de SP”, Nível 5 de “Lex Divina”, Nível 3 de “Aspersio”.

Tabela de Efeitos:




Regeneração de SP (%)

SP Máximo (%)

Aumento na Cura (%)


Nv.1

+3

+1

+2


Nv.2

+6

+2

+4


Nv.3

+9

+3

+6


Nv.4

+12

+4

+8


Nv.5

+15

+5

+10


Nv.6

+18

+6

+12


Nv.7

+21

+7

+14


Nv.8

+24

+8

+16


Nv.9

+27

+9

+18


Nv.10

+30

+10

+20







[Passiva] Riqueza de Espírito:

Descrição da Habilidade: “Reduz a quantidade de SP consumida pelas habilidades. Redução no consumo de SP por nível”.

Dica e/ou observação: Exclusivamente para Sacerdotes de Batalha, seus requisitos são muito apertados para ser inserida em outras construções.

Requisito (s): Nível 3 de “Proteção Divina”, Nível 10 de “Flagelo do Mal” e Nível 10 de “Perícia com Maça”.

Tabela de Efeitos:






Custo de SP


Nv.1

-4%


Nv.2

-8%


Nv.3

-12%


Nv.4

-16%


Nv.5

-20%

















Depois da Renovação, Sacerdotes e suas evoluções foram realmente bastante prejudicados, tanto em suas tabelas de evolução, quanto em mudanças bruscas em algumas de suas habilidades, um exemplo foi a "Cura" que teve sua fórmula reformulada e seu efeito diminuído. Porém, apesar de tudo, nossa classe continua como o Suporte alfa dos campos de batalha, afinal de contas, ninguém supera nossos buffs e nossas técnicas de cura.

A perda mais terrível na minha opinião foi a extinção da construção Esconjuradora, era um estilo de jogo eficiente e acessível para os iniciantes. Felizmente, a construção Exorcista permaneceu, apesar de ter sofrido decaída no dano de sua principal habilidade, o "Magnus Exorcismus", ainda é um estilo de jogo formidavél.

Para os Sacerdotes de Suporte, tiveram que se acostumar com as modificações em alguns buffs e técnicas defensivas, como"Assumptio" e "Escudo Mágico". A mudança mais marcante foi em "Assumptio" que teve de ser trocado como proteção principal por "Kyrie Eleison", que antes da Renovação não era a melhor opção.

No final das contas, apesar de todas as dificuldades, permanecemos em condições de manter nossas funções. Não vai ser algumas modificações que vão destruir esta classe que tanto gostamos.












Independente de nosso estilo de jogo aqui vão algumas dicas que seriam importantes seguir:



Você pode ser 120 de VIT e armaduras para aumentar seu HP, mas você nunca vai ser um Paladino ou Lorde, capaz de segurar monstros e mais monstros em cima de você e permanecer em pé, nosso HP é determinado por limites, podemos segurar vários monstros sim, mas não queiram admitir a função de Paladinos ou Lordes, repito, isto nós nunca seremos.
Ir andando na frente da sua equipe não é uma boa opção, principalmente se você estiver assumindo o papel deSuporte da equipe. Você deve permanecer na retaguarda de olho no HP dos seus amigos.
Utilizar "Santuário" em cima de um MvP é burrice, sua intenção pode até ser curar seu amigo, mas você vai estar curando o MvP junto e atrapalhando toda a estratégia do seu grupo.
Utilizar a habilidade errada em um MvP pode estragar tudo, apesar dos atalhos das habilidades serem algo muito básico é sempre bom mantê-los em ordem com seus consumíveis e tudo que pretende utilizar no MvP em questão.
Nem todos são adeptos ao "Kyrie Eleison", tenha em mente que algumas classes ainda precisam do "Assumptio", um exemplo seriam Lordes, Paladinos e Mestres, logo, é sempre bom possuir a habilidade ao menos em Nível 3.
SOR se tornou um atributo importantíssimo que pode fazer diferença em nossa vida, coloque ao menos um pouco em seus atributos, garanto que não vai se arrepender.






Sacerdotes não controlam a Luz, eles tem poder sob o Sagrado, que consequentemente se torna um elemento, que se manifesta por diferentes maneiras, projéteis (Luz Divina), campos sagrados (Magnus Exorcismus) e magias comuns (Esconjurar);
Sacerdotes não são apenas para Suporte, vários jogos quebram este conceito dando poderes muitas vezes de dano mágico ou até físico com justificativas coerentes;
Não é atoa que temos habilidades em outra língua, elas possuem uma tradução com sentido sim, um exemplo seria"Kyrie Eleison" que tem por tradução: "Senhor, tende piedade", entre outras;
Apesar de possuirmos poderes físicos não somos tão eficientes em dano como uma classe realmente feita para isto, como Cavaleiros ou Templários, idem com relação ao dano mágico, não somos Bruxos nem Sábios;
O jogo em si gira em torno da Mitologia Nórdica, mas os Noviços, até a evolução atual, serviam ao Deus cristão.
Geralmente, membros do clero que possuem poderes elementais em conjunto com habilidades sagradas são denominados como "Clérigos";

FONTE: http://sites.levelupgames.com.br/Forum/ragnarok/forums/t/519724.aspx

Um comentário:

  1. Muito bom! tinha algumas duvidas e até montei minha build torta! mas ja vou corrigir no sumo agora =D

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