Guia do Cavaleiro Rúnico

Guia de Cavaleiros Rúnicos



Este guia foi elaborado por conhecimento empírico e abstrato. O guia tem como objetivo reunir a informação mais básica sobre os Cavaleiros Rúnicos, para aqueles que ainda estão perdidos com todas essas mudanças do renewal.
Por isso, algumas coisas que falarei ao decorrer do guia poderão soar muito absurdas, principalmente quando eu criticar e descrever as builds.

Armas

Como um Cavaleiro Rúnico, nós temos uma infinitamente grande quantidade de armas que podemos utilizar, desde Espadas e Machados até Lanças e Porretes. Como um Cavaleiro Rúnico (RK para os íntimos), você tem as seguintes opções viáveis:


Espadas de Duas Mãos
  • Prós: Possui uma maior variedade de skills, e geralmente (nem sempre capeta) causa o maior dano.
  • Contras: Você não tem três braços para usar um Escudo, o que te deixa (bem) vulnerável (dependendo da situação).
Lança de Uma Mão
  • Prós: Únicas armas decentes que vão permitir que você use um escudo. Também serão um bom investimento se você tiver (ou pretender fazer) um Royal Guard.
  • Contras: Geralmente (nem sempre) causam o menor dano.
Lança de Duas Mãos
  • Prós: Basicamente os mesmos da Espada de Duas Mãos, diferenciando-se apenas nas skills. Com equips mais tops, elas conseguem superar as Espadas no quesito de dano.
  • Contras: Sem escudo e sem Aparar Golpe, você fica relativamente mais vulnerável.
Krasnaya [3]:
  • Atq: 200
  • Peso: 380
  • Lvl: 2
Lança de Caça [1]: (Uma mão)

  • Atq: 180
  • Peso: 420
  • Lvl: 4
Bardiche [1]: (Uma Mão)
  • Atq: 160
  • Peso: 380
  • Lvl: 3
Pilares [1]: (Duas Mãos)
  • Atq: 150
  • Peso: 560
  • Lvl: 4
Você não precisa de nenhuma dessas armas para ser forte! Essas são as armas TOPs, mas elas estão longe de serem as melhores pelo seu custo/benefício. Citarei agora as alternativas bem mais baratas, e que continuam causando um dano excelente:
Claymore [0/2]:
  • Atq: 180
  • Peso: 250
  • Lvl: 3
Zanbatô [1]:
  • Atq: 200
  • Peso: 350
  • Lvl: 4
Alabarda [1/2]: (Duas Mãos)
  • Atq: 165
  • Peso: 250
  • Lvl: 3
Lança [0]: (Duas Mãos)
  • Atq: 185
  • Peso: 250
  • Lvl: 3
Foice [0/1]: (Duas Mãos)
  • Atq: 180
  • Peso: 250
  • Lvl: 4
Brionac [0]: (Duas Mãos)
  • Atq: 190
  • Peso: 300
  • Lvl: 4
  • Elemento: Sagrado
  • Permite o uso de Cura lvl 5
Fogo Infernal [0]: (Duas Mãos)
  • Atq: 200
  • Peso: 350
  • Lvl: 4
  • Elemento: Fogo
  • For +3
Lança de Longiness [0]: (Duas Mãos)
  • Atq: 180
  • Peso: 250
  • Elemento: Sombrio
  • +10% de dano em Humanóides/Anjos
As melhores lanças de uma mão para espiral são a Lança de caça e a Bardiche as outras não causam tanto dano. Mas saiba que a Espiral não é a única skil do RK, temos também a Lança de Mil Pontas - com a qual podemos nos aproveitar de virtualmente qualquer lança.


Exemplo de builds

As builds de Atributos dos RK's não variam muito, e são bem simples de se montar. Não vou me prolongar muito falando sobre os atributos, se quiser saber bem como funcionam, acesse o guia do ragtips. Só vou adiantando uma coisa: As builds não precisam mais ser exatas e fechadas como antigamente. Uma variação em atributos não vai mais ~zoar~ sua build como antes do renewal, então nem estresse tanto! O máximo que tem que se preocupar é em fechar a Des de 5 em 5 e a Sor de 3 em 3. Fora isso, sinta-se livre pra montar do seu jeito.
Temos três estilos:
[PvM/MvP]:
  • For 95
  • Agi 1
  • Vit 120
  • Int 52
  • Des 93
  • Sor 45
Muito equilibrada, consegue danos altos com praticamente qualquer skill do RK - especialmente com o Sopro do Dragão!
Build [WoE/PvP]:
  • For 100
  • Agi 1
  • Vit 110
  • Int 90
  • Des 85
  • Sor 38
Com o bonús de job 50 ganha-se + 10 de Int e se consegue imunidade à Congelamento, o que permite usar sua Tao Gunka em paz em qualquer castelo que esteja.



Habilidades

Encantar Lâmina
Nível Máximo: 5
Pré-Requisitos:
Perícia em Runas 2
Tipo:
Suporte
Alvo:
Aliado / Grupo / Próprio Personagem / Outros
Descrição:
Encanta magicamente a lâmina do alvo, adicionando dano mágico em cada ataque físico. Cada nível aumenta seu dano mágico. O ataque mágico do usuário melhora o bônus dado.
[Nível 1]:
Poder de Ataque Mágico: 120 + Ataque Mágico / Custo de SP: 40.
[Nível 2]:
Poder de Ataque Mágico: 140 + Ataque Mágico / Custo de SP: 45.
[Nível 3]:
Poder de Ataque Mágico: 160 + Ataque Mágico / Custo de SP: 50.
[Nível 4]:
Poder de Ataque Mágico: 180 + Ataque Mágico / Custo de SP: 55.
[Nível 5]:
Poder de Ataque Mágico: 200 + Ataque Mágico / Custo de SP: 60.

Ícone da Habilidade:
Onda de Choque
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Encantar Lâmina 3
Tipo:
Dano
Alvo:
Oponente
Descrição:
Acerta com violência sua arma ao solo para gerar uma onda de choque que machuca seus oponentes em determinadas distâncias. O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]:
Poder de Ataque 600% / Custo de SP: 30
[Nível 2]:
Poder de Ataque 700% / Custo de SP: 35
[Nível 3]:
Poder de Ataque 800% / Custo de SP: 40
[Nível 4]:
Poder de Ataque 900% / Custo de SP: 45
[Nível 5]:
Poder de Ataque 1000% / Custo de SP: 50
Revidar Dano
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos:
Encantar Lâmina Nível 2
Tipo:
Dano / Contra Ataque
Alvo:
Oponente
Descrição:
O dano sofrido pelo personagem é amplificado e usado contra seu agressor. Apesar disso, você ainda receberá metade do dano amplificado. O usuário precisa estar de frente ao atacante para poder utilizar o contra-golpe.
[Nível 1]: Dano Refletido 600% / Custo de SP: 28.
[Nível 2]:
Dano Refletido 700% / Custo de SP: 31.
[Nível 3]:
Dano Refletido 800% / Custo de SP: 34.
[Nível 4]:
Dano Refletido 900% / Custo de SP: 37.
[Nível 5]:
Dano Refletido 1000% / Custo de SP: 40.
[Nível 6]:
Dano Refletido 1100% / Custo de SP: 43.
[Nível 7]:
Dano Refletido 1200% / Custo de SP: 46.
[Nível 8]:
Dano Refletido 1300% / Custo de SP: 49.
[Nível 9]:
Dano Refletido 1400% / Custo de SP: 52.
[Nível 10]:
Dano Refletido 1500% / Custo de SP: 55.
Lança das Mil Pontas
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos:
Arpão Nível 3
Tipo:
Dano
Alvo:
Oponente
Descrição:
Habilidade exclusiva para armas do tipo Lança. Esta habilidade acerta um alvo único rapidamente em sucessivos ataques para gerar um dano alto. Possue chance de utilizar automaticamente a habilidade Lança Bumerangue. Se o usuário tiver a habilidade "Perfurar em Espiral" no máximo a habilidade receberá um bônus no dano. O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]:
Poder de Ataque 640% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 13%
[Nível 2]:
Poder de Ataque 680% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 16%
[Nível 3]:
Poder de Ataque 720% / Custo de SP: 60 /Chance de conjurar Lança Bumerangue: 19%
[Nível 4]:
Poder de Ataque 760% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 22%
[Nível 5]:
Poder de Ataque 800% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 25%
[Nível 6]:
Poder de Ataque 840% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 28%
[Nível 7]:
Poder de Ataque 880% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 31%
[Nível 8]:
Poder de Ataque 920% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 34%
[Nível 9]:
Poder de Ataque 960% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 37%
[Nível 10]:
Poder de Ataque 1000% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 40%
Vento Cortante
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Encantar Lâmina Nível 5
Tipo:
Dano em Área
Alvo:
Oponente
Descrição: Brandindo uma enorme espada de 2 mãos, o personagem pode criar um efeito sem igual de pressão que arremessa inimigos para bem longe. Possui chance de causar o efeito [Medo] em alvos afetados pela habilidade. Elemento vento. (não precisa estar equipado com espada de duas mãos para ser utilizada). O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]: Poder de Ataque 150% / Custo de SP: 20 / Chance de causar [Medo]: 5%
[Nível 2]: Poder de Ataque 200% / Custo de SP: 24 / Chance de causar [Medo]: 7%
[Nível 3]:
Poder de Ataque 250% / Custo de SP: 28 / Chance de causar [Medo]: 9%
[Nível 4]: Poder de Ataque 300% / Custo de SP: 32 / Chance de causar [Medo]: 11%
[Nível 5]: Poder de Ataque 350% / Custo de SP: 36 / Chance de causar [Medo]: 13%
Impacto Flamejante
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Onda de Choque Nível 2, Vento Cortante Nível 3, Revidar Dano Nível 5
Tipo:
Dano em Área
Alvo:
Oponente
Descrição: O Cavaleiro Rúnico faz sua arma ficar incrivelmente quente, desencadeando uma enorme explosão que provoca dano do tipo Fogo em todos os alvos próximos. Alvos mais próximos do personagem receberão dano maior. Se arma do usuário estiver encantada com o elemento fogo o dano é aumentado em 50%. O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]:
Poder de Ataque: 400% - 300% - 200% / Custo de SP: 35
[Nível 2]: Poder de Ataque: 600% - 500% - 300% / Custo de SP: 40.
[Nível 3]: Poder de Ataque: 800% - 700% - 400% / Custo de SP: 45
[Nível 4]: Poder de Ataque: 1000% - 900% -500% / Custo de SP: 50.
[Nível 5]: Poder de Ataque: 1200% - 1100% - 600% / Custo de SP: 55
Adestrar Dragão
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos: Perícia em Montaria Nível 1
Tipo: Passiva
Alvo: Oponente
Descrição: Permite ao usuário montar um Dragão. Aumentar o nível da habilidade recupera a velocidade de ataque perdida ao utilizar montaria, aumenta o dano da habilidade Sopro do Dragão e aumenta a capacidade de carga máxima do Cavaleiro Rúnico. Enquanto montado, o usuário recebe +1 de ataque para cada nível de Pericia com Lança e as armas do tipo lança causam 100% do dano em todos os tamanhos.
[Nível 1]: Velocidade de Ataque: 60% / Capacidade de Carga: +300 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 100%
[Nível 2]: Velocidade de Ataque: 70% / Capacidade de Carga: +600 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 105%
[Nível 3]: Velocidade de Ataque: 80% / Capacidade de Carga: +900 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 110%
[Nível 4]: Velocidade de Ataque: 90% / Capacidade de Carga: +1200 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 115%
[Nível 5]: Velocidade de Ataque: 100% / Capacidade de Carga: +1500 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 120%
Sopro do Dragão
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos: Adestrar Dragão Nível 2
Tipo: Dano em Área
Alvo: Oponente
Descrição: Faz com que o dragão cuspa fogo em altas temperaturas com uma chance de causar em seu oponente o status [Ardor] provocando danos ao longo do tempo. O dano do Sopro do Dragão depende do HP e SP do usuário.
[Nível 1]: Custo de SP: 5 / Área da habilidade: 3x3
[Nível 2]: Custo de SP: 10 / Área da habilidade: 3x3
[Nível 3]: Custo de SP: 15 / Área da habilidade: 3x3
[Nível 4]: Custo de SP: 20 / Área da habilidade: 5x5
[Nível 5]: Custo de SP: 25 / Área da habilidade: 5x5
[Nível 6]: Custo de SP: 30 / Área da habilidade: 5x5
[Nível 7]: Custo de SP: 35 / Área da habilidade: 7x7
[Nível 8]: Custo de SP: 40 / Área da habilidade: 7x7
[Nível 9]: Custo de SP: 45 / Área da habilidade: 9x9
[Nível 10]: Custo de SP: 50 / Área da habilidade: 9x9
Rugido do Dragão
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Adestrar Dragão Nível 2
Tipo:
Debuff
Alvo:
Oponente / Próprio Personagem
Descrição:
O Dragão ruge de forma terrivelmente assustadora, causando o status [Medo] aos oponentes na área de alcance da habilidade. Rugir pode tambem afetar negativamente a performance do dragão.
[Nível 1]:
Chance de Causar [Medo]: 56% / Área de Efeito: 7x7
[Nível 2]:
Chance de Causar [Medo]: 62% / Área de Efeito: 9x9
[Nível 3]:
Chance de Causar [Medo]: 68% / Área de Efeito: 11x11
[Nível 4]:
Chance de Causar [Medo]: 74% / Área de Efeito: 13x13
[Nível 5]:
Chance de Causar [Medo]: 80% / Área de Efeito: 15x15
Arpão
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Brandir Lança Nível 2
Tipo:
Ativa
Alvo:
Oponente / Aliado / Grupo
Descrição:
Habilidade exclusiva para armas do lança. O Cavaleiro Rúnico acerta o alvo a uma distancia muito grande, puxando-o na direção do usuário. Esta habilidade pode ser usada em membros do grupo, mas ainda sim causa dano. Possui alcance de 5 células.
[Nível 1]:
Poder de Ataque 100% / Custo de SP: 15
[Nível 2]:
Poder de Ataque 120% / Custo de SP: 18
[Nível 3]:
Poder de Ataque 140% / Custo de SP: 21
[Nível 4]:
Poder de Ataque 160% / Custo de SP: 24
[Nível 5]:
Poder de Ataque 180% / Custo de SP: 27
Perícia em Runas
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos:
Nenhum
Tipo:
Passiva
Alvo:
Próprio Personagem
Descrição:
Permite ao Cavaleiro Rúnico entender o uso e a criação de runas. Usando esta habilidade, o personagem poderá forjar runas. Quanto maior o nível da habilidade, maior a chance de sucesso de criação e maior o número de tipos de runas que podem ser criadas.
[Nível 1]: Runa Tipo - Thurisaz / Runas Produzidas: 1
[Nível 2]:
Runa Tipo - Isa / Runas Produzidas: 1
[Nível 3]:
Runa Tipo - Wyrd / Runas Produzidas: 1
[Nível 4]:
Runa Tipo - Hagalaz / Runas Produzidas: 1
[Nível 5]:
Runa Tipo - Othila / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 6]:
Runa Tipo - Uruz / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 7]:
Runa Tipo - Raido / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 8]:
Runa Tipo - Nauthiz / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 9]:
Runa Tipo - Berkana / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 10]:
Não há Runa, somente aumenta as chances de sucesso de forjar runas / Runas Produzidas: 1~3



Build [Espadas/Lanças]
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/rkt.html?10sXHOGNGSdxraHOeAcsuQqAsNIn
Basicamente é uma build mais voltada para os ataques com Espadas, apesar de também funcionar bem com Lanças. Encantar Lâmina é basicamente inútil, só serve como pré-requisito e para buffar os amigos. Onda de Choque é ótima para o PvM, atinge o alvo de longe e consegue causar seus 10-15k de dano. Impacto Flamejante é uma ótima skill de área, causando até 15k de dano em tudo à sua volta. Mas o grande destaque mesmo é o Sopro do Dragão. Melhor skill de RK, e essencial em qualquer build.

Build [Lanças]
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/rkt.html?10sXHOGNGSdxraHOeAcqn1XsSIn
Essa é uma build voltada inteiramente para se utilizar com Lanças e aproveitar ao máximo o Dragão. Geralmente, é mais preferida por aqueles que vão WoE e PvP - Rugido do Dragão é uma skill que vai irritar bastantes seus oponentes!. Apesar disso, Lança das Mil Pontas é uma skill ótima pro up.

Build [Espadas/Lanças]
http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/rkt.html?10sXHOGNGSdxraHOeAaFqQrksNIn
Essa é a build pra quem não tem saco de ficar fazendo runa e prefere maximizar suas habilidades no combate. Basicamente tem o melhor dos dois mundos, e se dá bem com qualquer tipo de arma e em qualquer lugar que tiver.

Estratégias de combate.

[PvM]: No PvM, Perfurar em Espiral será sua melhor amiga. Com a arma certa, e quem sabe um endow, é possível se tirar até 70k de dano de uma só vez - isso sem o ode à hela, buff de trovador que ainda triplica o dano! Quando se estiver nos leveis mais altos, e com um HP já considerável, pode-se começar à upar com o Sopro do Dragão. A skill pega numa área enorme, pode ser usada à distância e ainda consegue causar danos de até 40-50k com TG e até 30k sem TG! Além dessas skills, Impacto Flamejante é ótima para se derrotar mobs, sem precisar se preocupar com cast (entre 10-15k de dano consegue matar a maioria dos monstros - lembrando que os monstros foram "nerfados" com o renewal, e agora estão praticamente todos com pouco HP). Lança das Mil Pontas será ótima para derrotar aqueles inimigos com mais HP, como as Sombras de Morroc, pois é bastante rápida e muito spammável. Onda de Choque é aquele quebra galho, atacar inimigos de longe sempre é muito bom, ainda mais com um dano maneiro em volta dos 10k. Todas essas skills são facilmente combáveis, o que deixa tudo ainda mais forte.
[MvP]: RK é uma das principais classes matadoras de MvPs, juntamente com os Rangers (Bioquímicos, Mecânicos, etc) - e os dois matam ainda mais quando juntos. Com o ranger trancando o MvP com 193 de aspd e de uma distância segura, o RK pode segurar os mobs do MvP enquanto ataca com Espiral de perto ou Sopro do Dragão de longe. E se as coisas derem errado em algum lugar, o RK pode salvar o dia com seu HP alto, levando o MvP para uma distância segura e recomeçando o ataque. E solando, o RK consegue tomar conta de praticamente qualquer MvP (tirando os exageradamente fortes, como Satã, bio3, etc).
[PvP]: RK pode não ser a classe mais ownadora do PvP atualmente (se quiser ownar no PvP, vá fazer um RG), mas ainda sim consegue fazer muito bonito! Procure levar armas, armaduras e escudos indestrutíveis, pois as coisas andam quebrando bastante no PvP do Renewal. Além disso, use sempre um conversor de água na sua arma - assim aquele espertinho que acha que vai escapar dos Sopros do Dragão usando armadura de fogo vai ter uma bela surpresa com sua Espiral!
[WoE]: Vá sempre com equipamentos indestrutíveis, se não vai se quebrar todo. Aproveite os lugares lotados pra acabar com as festas usando Sopro do Dragão e Rugido do Dragão. E se vier algum espertinho em cima, Espiral consegue deitar quase sempre!
[TSV]: Também não-popularmente conhecida como Técnica Secreta Vampirinha, ela consiste em se equipar a carta Mosca Caçadora (info mais abaixo) em sua arma para sugar o HP dos Inimigos enquanto causa dano! Recomenda-se colocar pelo menos 3 na arma (ou ainda melhor, fazer switch para uma arma full-Moscas). A quantidade de HP recuperada ajuda muito. Existem também alguns Hats, especialmente por rops, que têm um afeito similar às Moscas, como o Chapéu de Rideword ou os Chifres Majestosos Malignos.

Lembre-se de ter consigo as armas voltadas para o Sopro do Dragão!



Qualquer arma que aumente vit já ajuda muito no dano. As sugestões são uma Katzbalger e um Pique[4] com quatro cartas Fabre! Além disso, pode-se usar as armas da técnica secreta citada acima!

Aqui vai uma listinha de equips:

EQUIPS TOPS:
Escudo de Bradium [1]:
  • Def: 98
  • Peso: 180
  • Agi -1
  • HP +500
Manteau de Chamas de Naght Sieger [1]:
  • Def: 16
  • Defm: 2
  • HP Máx +5%
  • Atqm +1%
  • Causa 2% à mais de dano em monstros da propriedade Fogo
Sapatos Divergentes:
  • Def: 13
  • HP e SP Máx +20%
Presilha Aprimorada [1]:
  • HP Máx +3%
  • SP +50
EQUIPS ECONÔMICOS:
Escudo de Bradium [1]:
  • Def: 98
  • Peso: 180
  • Agi -1
  • HP +500
Cachecol de Lã [1]:
  • Def: 11
  • Defm: 4
  • Quando usado juntos com Sapatos da Maré, HP Máx +10% e Recuperação de HP +5%
Sapatos da Maré [1]:
  • Def: 13
  • Reduz danos da propriedade Água em 5%
Colar [1]:
  • Vit +1

Cartas
Carta Esporo [Acessório]: Vit +2
Carta Aliot [Capa]: For+2 HP Máx +5%

Carta Ovo de André [Escudo]: HP Máx +5%
Carta Verit [Sapatos]: HP e SP Máx +8%
Carta Pecopeco [Armadura]: HP Máx +10%
Carta Sapo de Thara [Escudo]: Reduz dano recebido de Humanóides em 30%
Carta Fabre [Arma]: Vit+1 HP+100
Carta Cavaleiro do Abismo [Arma]: Aumenta em 25% o Dano Físico contra monstros do tipo Chefe.
Carta Mosca Caçadora [Arma]: Chance de 3% de recuperar 15% do dano causado em HP.
Carta Golem [Arma]: Torna a arma indestrutível.
Carta Tao Gunka [Armadura]: HP Máx +100%, Def-50, Defm-50










Carta Raydric. [Capa]: Reduz em 20% o dano causado por ataques da Propriedade Neutro.










 Carta Louva a Deus.[Acessório]: FOR + 3

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