19 de ago. de 2011

Dota - o que é?

DotA é um jogo de estratégia em tempo real em que
os jogadores controlam um herói escolhido no começo do jogo e se
dividem em 2 times (Sentinel e Scourge). O objetivo de cada time é
destruir o núcleo da base inimiga (World Tree e Frozen Throne) passando
por todos os obstáculos que encontrar pelo caminho, heróis inimigos,
torres e creeps (criaturas/tropas). Durante o jogo conforme os heróis
vão lutando eles vão adquirindo níveis (nível máximo 25) e dinheiro que
pode ser utilizado para fazer itens poderosos ou pagar uma ressurreição
mais rápida.

O mapa:

O mapa de DotA é dividido em 3 lanes de combate (estradas), com as bases do Sentinel (sudoeste) e Scourge
(nordeste) localizadas nas extremidades do mapa, um rio divide o mapa
em duas metades. O mapa esta repleto de florestas com passagens
perfeitas para se esconder e fazer uma emboscada ou despistar um
inimigo. Cada lane esta protegida por 3 torres de cada time colocadas
ao longo delas e protegendo o seu lado do mapa, além disso regularmente
(de 30 em 30 segundos) nascem creeps que marcham em direção à base
inimiga. Todas as unidades controladas pelo Sentinel são representadas
pela cor vermelha e as do Scourge pela cor verde. Alem dessas torres e
creeps, no meio do mato você pode encontrar creeps tambem, mas estas
são neutras e atacam qualquer um que passar pelas mesmas. Existe tambem
um monstro especial (boss) chamado de Roshan, ele é muito forte e
garante prêmios aos jogadores que matarem ele.

As Runas:

Regularmente aparecem runas mágicas especiais no rio, elas aparecem em 2 lugares e
sempre nos mesmos, cada lugar fica posicionado em uma ponta do rio.
Para
entender melhor como funciona o mapa de DotA aconselho aos novatos a
criarem mapas em Single Player com a opção “Aways Visible”, coloquem um
computador para jogar contra vocês.

Aqui estão listados os efeitos das runas encontradas no rio, todos os efeitos aqui são temporários:

Illusion: Esta runa cria uma cópia ilusória do seu herói.

Double Damage: Esta runa dobra o dano base do seu herói.

Haste: Esta runa faz com que seu herói corra a velocidade máxima permitida para o jogo (522).

Regeneration:
Esta runa regenera HP (vida) e MP (mana) do seu herói rapidamente porém
se você tomar algum dano a runa será cancelado.

Invisibilit: Esta runa deixa seu herói invisível enquanto ele apenas caminhar, até o momento q ele usar uma skill ou habilidade.

As bases:

No dota cada base possui 6 Barracks (2 em cada lane), 5 torres (1 na
entrada de cada lane da base e 2 no núcleo) e várias estruturas
menores, 1 Fonte de Cura e 9 Shops que vendem recipes e itens variados.
E é claro o núcleo (World Tree para Sentinel e Frozen Throne para
Scourge).
As barracks são muito importantes porquê se forem
destruídas isso vai tornar os creeps inimigos da lane que elas foram
perdidas mais fortes, se todas as 6 Barracks da base forem destruídas
então todos os creeps inimigos vão ser transforma em Mega Creeps,
ganhando ataque, vida e dano altíssimos! Como vocês já sabem cada lane
possui 3 torres e o núcleo 2 torres totalizando 11 torres. Para se
destruir as torres e estruturas internas da base primeiro você precisa
derrubar as torres do começo, enquanto você não fizer isso fica
impossível atacar a base inimiga. Isso porquê as torres conferem status
de invulnerabilidade para as estruturas que ela protege. Não e preciso
destruir todas as torres do inimigas para se atacar a base adversária,
no exemplo que eu dei se vocês destruíssem somente as 3 torres da lane
de cima você poderia atacar somente as Barracks e estruturas
correspondentes a lane de cima. Para destruir o núcleo e preciso
primeiro destruir as duas ultimas torres de defesa.
Ex: enquanto você não destruir a primeira torre da lane de cima a segunda torre estará invulnerável a ataques.

Os shops:

Nos shops você pode encontrar itens variados e recipes para combinar estes
itens em artefatos novos e mais poderosos, existem ao todo 11 shops
sendo 9 encontrados na base ao redor da Fonte da Cura e 2 que ficam
escondidos no mapa, 1 desses shops vende itens q não podem ser
comprados na base o outro vende itens iguais aos encontrados na base
mas sua localização e estratégica.
A Fonte da Cura como o nome diz
tem a capacidade de curar HP e MP dos heróis próximos a ela, alem disso
qualquer unidade inimiga que se aproxime dela será atacado por uma
rajada de dano caótico.

Os heróis:

O jogo possui uma grande gama de heróis divididos em 3 categorias: Int (Inteligência), Agy (Agilidade) e Str (Força).

-Int: Costumam ter muitas magias de dano, muito MP e pouco HP, salvo algumas raras exceções.

-Agy: Costumam ter muita velocidade de ataque, muito dano e muita armadura mas tem pouco HP e pouco MP.

-Str: Costumam ter muito HP, muito dano porém tem pouca mana, velocidade de ataque mediano e armadura mediana.

Cada herói possui 4 habilidades que varia muito de cada um, alguns são bons
para fazer dinheiro rápido, outros são bons para matar outros heróis
inimigos, e assim por diante.
Não existe um herói “Arma Suprema” no
jogo, todos os heróis tem seus pontos fracos e fortes e pra cada herói
no jogo existe um outro q leva vantagem sobre ele de alguma forma e
assim por diante, e por isso q o importante e saber jogar bem com o
herói q vc escolher.

O time:

O mapa de DotA foi feito para se jogar partidas 5×5, como já foi visto antes não existe nenhum
herói 100% perfeito e por isso que você tem que saber jogar em equipe
com seu time, um herói completando o outro, por exemplo, se o seu herói
e lento e não tem nenhuma habilidade de Stun ou algo do gênero então
nesse caso o seu aliado que tenha estas habilidades poderia usar o Stun
em um inimigo dando tempo pra você trucida-lo com seu dano e
habilidades especiais. As combinações de times e heróis são quase
infinitas e variam muito de time para time.

A regra mais importante do DotA é essa: jogue em equipe!

E só pra finalizar, score de kills e etc não ganham o jogo o que ganha é destruir o núcleo da base inimiga.

Itens:

Itens também são muitos importantes, eles te ajudam de várias maneiras, por
exemplo se você é um herói baseado em Int, tem muitas magias de dano
para usar mas pouco MP para ativar essas magias que tal fazer aquele
item que aumenta o MP? E lembrando que você provavelmente deva ter
pouco HP que tal fazer aquele item de proteção que aumenta seu HP? A
mesma receita serve para outros heróis, o leque de itens e muito grande
e a quantidade de combos e quase infinita e varia muito de herói para
herói, tem itens que são excelentes para se usar em um determinado
herói mas inúteis para outros.
Por exemplo: se você esta jogando com
um herói q já tem uma habilidade que deixa ele invisível pra que fazer
um item que faça a mesma coisa? Vale lembrar também que certos tipos de
itens é bom não só pra vc mas tambem para o seu time, principalmente os
itens que dão status de aura ou curão HP e/ou MP.

Fica também
avisado que as vezes e bom mudar uma certa sequência de itens para um
determinado heróis de acordo com o que a partida pede. De fato a
segunda coisa mais difícil de se aprender no DotA é saber que tipo de
itens fazer em um determinado jogo (a primeira e aprender a jogar em
time).

Economia:

Isso e muito simples, a cada 7
segundos vc ganha 8 de Gold (isso é chamado de Income), pra cada creep
inimiga que você matar seja ele do time inimigo ou neutral conferem um
bônus de Gold para você que varia de creep para creep, pra cada herói
morto tambem. Cada vez q seu time destruir uma torre inimiga todos os
membros deste ganharão 200 de Gold (somente as 2 ultimas torres do
núcleo não conferem este bônus). Se o Roshan for morto pelo time os
membros deste ganharão 200 de Gold. Vale lembrar que quem quebrar a
torre e matar o Roshan ganha em media +200 ou +300 de Gold sem contar o
bônus. Se você morrer com seu herói vc perde dinheiro e tem q ficar um
tempo na base esperando ser revivido pelo jogo, a quantidade de
dinheiro que você perde e relativa ao seu level (quanto maior o level
mais dinheiro se perde morrendo) e a quantidade de tempo que você
ficará morto tambem é relativo ao seu level (cada level representa 5
segundos morto).

Em casos extremos você pode pagar para ser
revivido instantaneamente com HP e MP cheios, mas o custo desse revive
tambem e relativo ao level (cada level representa 50 de gold).


Atenção:
o Roshan nasce de 10 em 10 minutos no jogo sempre no mesmo lugar, e
cada vez que ele nasce ele fica mais forte, matar o Roshan fornece 1
Aegis of the Immortal, este escudo mágico reviverá você gratuitamente
na base sem que você perca dinheiro ou tenha que esperar ser
ressucitado, porém as cargas deste escudo são limitadas, se você
adquirir mais 1 Aegis o segundo irá se fundir com o primeiro ocupando
somente 1 espaço no inventário. A partir da terceira vez que o Roshan
renascer ele tambem irá dropar um Cheese que funciona como uma poderosa
poção de cura ou pode ser vendido por 500 de Gold em qualquer shop.


No DotA é impossível passar dinheiro para outros jogadores, todos os itens
que você comprar poderão ser revendidos por metade do preço original,
já os recipes poderão ser vendidos por 75% do preço original.

Se por algum motivo um jogador sair do jogo todo o seu dinheiro será
automaticamente dividido entre todos os membros, se algum item for
vendido usando o herói do jogador que saiu do jogo isso tambem
acontecerá. O herói abandonado continuará a ganhar o Gold de 8 por 7
segundos, so que este será automaticamente repassado aos outros
jogadores.


Se algum herói morrer pra unidades (torres, creeps, etc)
q pertençam a um exército de um time o dinheiro de sua morte será
dividido entre os membros do time q lutam pelo exército em questão.
Se algum herói morrer para Roshan ou outras creeps neutras nada acontecerá.

Comandos de Customização:

DotA
possui muitos comandos que definem o tipo da partida logo no inicio até
o fim, eles são muitos e deixarei para falar deles no próximo manual,
por enquanto aconselho a vocês jogarem os modos -AP (All Pick) e -AR
(All Random)

-AP: neste modo de jogo vc pode escolher qualquer herói de qualquer time não importando de q time vc seja.
-AR: neste modo de jogo o computador escolhe o herói de todos os jogadores da partida aleatoriamente.

Comandos de Jogabilidade:

Além
dos comandos de customização q definem o tipo da partida o dota tambem
tem comandos individuais de jogabilidade q auxiliam os jogadores
durante as partidas.
Para usar um comando de jogabilidade aperte Enter, digite “-” e o comando q deseja usar. Exemplo: -ms

Aqui esta a lista dos comandos de jogabilidade:

-ma (informa o nome dos jogadores do time inimigo, quais heróis eles estão controlando e seus leveis).

-ms (informa a velocidade que seu herói esta se movendo no momento em que você digita o comando).

-di
(mostra a tabela de creeps mortas e denies (creeps aliados mortos) no
canto superior direito do monitor acima da tabela de status do jogo,
além disso sinaliza denies bem sucedidos).

-don (mostra um relógio marcado no canto superior direito do monitor abaixo da tabela de status do jogo).

-repick
(permite que você mude de herói, esse comando só pode ser usado 1 vez
por jogador e somente no começo do jogo antes de ser dado o sinal de
início da partida. Se você usar este comando perderá 250 de Gold, alem
disso se o jogo for -AR quem escolherá seu herói será o computador).

-swaphero
(permite que você troque de herói com algum membro do seu time, cabe ao
jogador alvo aceitar ou não a troca, esse comando só pode ser usado 1
vez por jogador independente se a troca foi feita ou não e somente no
começo do jogo antes de ser dado o sinal de início da partida).

-random (faz com que o computador escolha seu herói por você. Não pode ser utilizado em jogos -AR.)

ATENÇÃO:
as vantagens de ser começar com um herói escolhido pelo computador
tanto no modo -AR tanto pelo comando -random faz com que você comece
com mais dinheiro.

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