15 de dez. de 2012

Cinco Truques para Noviços e Evoluções




Há coisas que só se aprende depois de se sujar muito com gosma de zumbi e vômito de demônio. Aquilo que não se aprende nas aulas de latim, truques que podem salvar sua pele se está começando agora a lidar com seus primeiros esqueletos de calção. Para evitar o sofrimento das novas gerações, está aqui a uma pequena coleção de macetes e dicas sobre noviços e evoluções.


Benção OfensivaA fúria dos deuses em luzinhas coloridas

O que acontece se você curar um demônio você deve saber, e também a função do shift e do /ns (se não sabe, volte para as aulas de latim). Mas eles não servem apenas pra curar. Monstros malditos e demônios são peculiares, e uma dessas peculiaridades está no fato de serem amaldiçoados com poder divino. Assim, a Benção, neles, torna-se um efeito pra lá de negativo.

Qualquer monstro do elemento maldito ou da raça demônio atingido por benção terá sua Destreza e Inteligência reduzidas pela metade, mesmo em nível 1, o que já dá uma boa economia de sp. Isso funciona para todos os monstros (quase todos, infelizmente não funciona em chefes) desses dois grupos, e afetará os sub-atributos desse monstro (precisão e ataque mágico principalmente). Praticamente todos os montros acima de nível 30 tem algum ataque mágico, e esses geralmente machucam bastante.

Por exemplo, o todo poderoso deus pagão do submundo, Anubis, no alto do seu nível 105, requer, para que se esquive 95% dos seus ataques, um valor de 382 de esquiva ao total. Se ele for "amaldiçoado" com a benção ofensiva, esse valor cai consideravelmente: passa a ser de 338. Isso é benéfico para todas as vertentes de noviço, já que enfraquece bastante os alvos.


Escudo Sagrado99 Problems but an arrow ain't one.

Quem nunca se atrapalhou com escudo sagrado? A fumacinha verde tem animação abstrata, o que atrapalha em muito seu uso. Diferentemente do seu "primo", o Escudo Mágico, Escudo Sagrado funciona numa área um pouco maior (3x3 células). Mas ainda assim, muitas vezes pisamos "errado" no escudo por culpa de um bug na sua animação.
 
Quando altera o zoom na tela, o escudo sagrado se move, pra baixo ou pra cima. Na verdade apenas a animação se move, o escudo continua no lugar onde você usou. Isso pode atrapalhar bastante, já que você pode "perder" seu escudo quando mais precisa. A dica então, é manter o zoom da tela mais próximo possível do seu personagem (ou do chão). Com o tempo, você se acostuma a usá-lo até mesmo sem o efeito verde.

Escudo Sagrado te proteje apenas dos danos físicos de quatro ou mais células de alcance, mas os efeitos secundários não são anulados por ele. Assim, efeitos de empurrar e puxar podem te arrastar pra fora do escudo e te deixar vulnerável. É necessário ter um pouco de atenção quando utilizar essa habilidade para não ficar perdido e sem proteção nenhuma.


Funcionando ao Contrário: Ressuscitar e AspersioSe ressuscitar um morto o faz reviver... Ressuscitar um morto-vivo faz o que?

Faz morrer. Ressuscitar funciona da mesma forma que esconjurar em nível equivalente, porém sem conjuração é menor (em nível 4 não se conjura ressuscitar). Isso já foi usado como método de evolução durante algum tempo, inclusive.

Quando a habilidade funcionar, ela simplesmente matará instantaneamente o alvo (contando que ele seja do elemento maldito e não seja um chefe). Em nível quatro de Ressuscitar, ela equivale ao nível quatro de Esconjurar (8% de sucesso base). E cada nível aumenta a chance de sucesso em 0,1%, assim como cada ponto em Inteligência e Sorte também aumentam a chance em 0,1% (para um máximo de 70%). Além disso, quanto menos HP o monstro possuir na hora do exorcismo, maior a chance de eliminá-lo. A habilidade ao falhar, dará um dano "fraco" baseado no seu ataque mágico, que ajuda a diminuir o HP restante do monstro e facilitar o sucesso da próxima tentativa.

A habilidade Aspersio também causa dano em mortos-vivos (o que é lógico, você está jogando água benta em um zumbi). O dano é simbólico (60) e ignora qualquer tipo de defesa. Isso é útil para "emprestar" Aspersio para arruaceiros: Equipando uma carta Druida Maligno, seu corpo torna-se maldito. Assim, um arruaceiro poderá receber dano do Aspersio e copiá-la através da habilidade Plágio.

Da mesma forma, Benedictio Sanctissimi Sacramenti, um ritual de purificação em grupo, dará dano em malditos e demônios (metade da sua cura normal). Benedictio porém, diferentemente de Aspersio e Ressuscitar, não possui utilidade prática, apenas um efeito "visual".


Santuário e seu uso alternativoEsse cara aí não morre não?

Santuário tem mil e um usos (curar seu grupo inteiro, dispensar aquele monte de aprendizes que berra CURA PLS aos quatro ventos, matar um pequeno aglomerado de zumbis). Mas ele pode ser usado também pra te dar um fôlego do Tank, de forma a criar uma "auto-cura". É recomendável uma conjuração rápida e/ou ininterrupta (Fen, Borboleta Sanguinária, Bata de Orleans) para usar essa técnica.

Para usar santuário dessa forma, você deve conjurá-lo "pulando duas células" de você (veja imagem). Por mais que pareça que você está 'fora' do círulo da habilidade, você está dentro dele, é um outro bug visual com a área de efeito das habilidades. E sempre com o monstro fora do santuário, óbvio. Dessa forma, o santuário ficará "te curando" enquanto você fica livre para atacar, buffar, tankar, dançar a macarena ou o que quiser fazer (desde que seja por 10 curas ou o nível que o seu santuário aguentar).
 

Se usar ele com você "dentro" um pequeno pedaço do santuário afetará o alvo, e isso é suficiente pra curá-lo junto. Assim, respeite as "duas células" entre você e o centro do santuário. Em alguns casos de Lag, há o "bug de posição". Então, usa-se o passo do cavalo, como disse o autor original do artigo de Santuário: Você clica em uma / duas células na horizontal de onde estava andando (pro lado ao invés de ir pra frente) e aí sim use o santuário. Sua posição será mostrada corretamente e sua percepção de "onde está" ficará correta.


Absorver Esferas EspirituaisSua poção azul em forma de habilidade

Todos sabem que absorver esferas espirituais absorve suas esferas (ou a de um outro monge no PVP). O que poucos sabem é que a mesma pode ser uma forma fácil de manter seu sp sempre "cheio" em mapas para upar, poupando uns belos trocados com itens de recuperação de sp.

Você pode absorver esferas de monstros, usando a tecla shift e a habilidade. Quando isso acontece, você absorve sp (igual ao dobro do nível do alvo), com chance de 20% de sucesso a cada tentativa. É uma forma fácil de encher seu sp, mas deve-se ter cuidado com o custo da habilidade (5 sp por uso), evitando usá-la quando estiver com muito pouco sp, já que a chance de falha é rasoavelmente grande (80%).

Um modo fácil de usá-las é naqueles monstros passivos do mapa ou em Imóveis (Droseras, Muscipillares, Plantas Carvívoras), que permitem que você tente à vontade até acertar. Só tenha cuidado que, após drenar o sp de um monstro, ele ficará agressivo e te atacará.

Agradecimentos e créditos: 

Lilo! pelo guia original de Benção Ofensiva
 StriderDen~ pelo guia original de Uso alternativo de Santuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca no site