Olá a todos.
Depois de ver alguns comentários em outras seções sobre a fórmula das máscaras, resolvi procurar mais a fundo sobre isso para conhecer melhor sobre a habilidade. No IRO WIKI estão realizando testes no sakray IRO e parecem que chegaram a um consenso sobre como as máscaras funcionam.
Estou então fazendo um pequeno estudo da fórmula para demonstrar seu funcionamento, de forma a interessar tanto aos renegados para saber em quem mirar em uma WOE para ter um melhor aproveitamento, quanto ao resto da comunidade para saber corretamente como obter resistência. É bem possível que muitos já saibam das informações contidas aqui, então fica como uma fonte de pesquisa futura para novos renegados.
A fórmula chegada e divulgada no forum foi essa:
{(nível base do usuário/10) + Valor aleatório entre [(DEX do usuário/12) ~ (DEX do usuário/4)]+ Job do usuário + (nível da máscara * 10)} - (nível base do alvo/10) + valor aleatório entre [(AGI do alvo/6) ~ (AGI do alvo/3)] + (LUK do alvo/10) + [(capacidade de peso máxima - peso atual)/ 100] %
chance mímina= (nível da máscara + (DEX/20))
É umas das mais longas que foram citadas nos testes das classes, mas ela é facil se explicar parte por parte, então vamos simplificar para melhor entendimento. Se separarmos a formula em duas, sendo que a primeira parte mostra valores referentes ao renegado e depois do sinal negativo, referente ao adversário, então ela fica assim:
Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo
Agora fica mais fácil calculando as partes separadas, e de saber quanto que seu personagem terá de resistência. Vamos então calcular cada parte separadamente.
chance do renegado = {(NB/10) + RND[(DEX/12) ~ (DEX/4)] + NJ + (NM* 10)}
Sendo:
NB: nível base do usuário;
RND: o valor aleatório entre 2 números a cada uso da habilidade;
NJ: o nível de job;
NM: o nível da máscara.
Até aqui não há nada demais. Então suponhamos que um renegado de WOE básico 150/50 com 140 de DEX total(100 de DEX base, 10 da benção e 30 de comidas) e alguma skill de máscara no nível 3 alcança:
chance do renegado= {(150/10) + RND[(140/12) ~ (140/4)] + 50 + (3* 10)}
= {15 + [11,67 ~ 35] + 50 + 30}
= 106,67% ~ 130%
chance mímina= (nível da máscara + (DEX/20))
= 3 + (140/20)
= 3 + 7
= 10%
Pela fórmula nota-se que o nível de JOB é o que mais influencia na chance, sendo 1% por lvl. Vamos também comparar o resultado anterior com outro usando 110 de DEX ( 100 de base e benção):
chance do renegado = {(150/10) + RND[(110/12) ~ (110/4)] + 50 + (3* 10)}
= {15 + [9,17 ~ 27,5] + 50 + 30}
= 104,17% ~122,5%
média do 1º renegado: 118,335%
média do 2º renegado: 113,335%
Entende-se então que 30 pontos em DEX equivale em média a 5% de chance do debuff funcionar (sem considerar a resistência ainda).
As novidades para mim começam na parte da fórmula relativa ao adversário.
resistência do alvo = (NB/10) + RDN [(AGI/6) ~ (AGI/3)] + (LUK/10) + [(PM - PA) / 100]
Sendo:
NB: nível base do usuário;
RND: o valor aleatório;
PM: peso máximo;
PA: peso atual.
Já é citado há muito tempo e de conhecimento da maioria que a AGI garante resistência contra a skill, mas o que me surpreendeu foi a LUK também garantindo resistência e a influência do peso máximo e o peso atual do adversário na chance de ficar sob o efeito. Mas como o peso altera na chance e que tipo de adversário então tem maior chance de ficar mudo, sem escudo e arma, ou sem peco?
Vamos supor então 4 tipos de adversário 150/50 para nosso renegado com 140 de DEX:
- Um arcebispo com 40 de STR base, 60 de LUK e AGI total;
- Um sicário do tipo crítico, com 90 de LUK, 120 de AGI e 100 de STR base;
- Um mecãnico com 15 de AGI ( buffs e bônus), 1 de LUK e 100 de força base e usando passe gravitacional;
E para melhorar vamos supor que os 3 estão com 89% da capacidade de peso, para usarmos como base de cálculo já que em condições de WOE o peso normalmente varia entre 50% e 89%.
Simulação do Arcebispo
Peso máximo com 40 de força: 4200
peso atual com 89%: 3738
resistência do alvo = (150/10) + RDN [(60/6) ~ (60/3)] + (60/10) + [(4200 - 3738) / 100]
= 15 + [10 ~ 20] + 6 + 4,62
= 35,62% ~ 45,62%
Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo
Taxa de sucesso = (106,67 ~ 130) - (35,62 ~ 45,62)
Taxa de Sucesso = 71,05% ~ 84,38%
Simulação do Sicário
Peso máximo com 100 de STR: 6200
peso atual com 89%: 5518
resistência do alvo = (150/10) + RDN [(120/6) ~ (120/3)] + (90/10) + [(6200 - 5518) / 100]
= 15 + [20 ~ 40] + 9 + 6,82
= 50,82% ~ 70,82%
Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo
Taxa de sucesso = (106,67 ~ 130) - (50,82 ~ 70,82)
Taxa de Sucesso = 55,85% ~ 59,18%
Simulação do Mecânico
Peso máximo com 100 de STR + capacidade de peso + passe : 10800
peso atual com 89%: 9612
resistência do alvo = (150/10) + RDN [(15/6) ~ (15/3)] + (1/10) + [(10800 - 9612) / 100]
= 15 + [2,5 ~ 5] + 0,1 + 11,88
= 29,48% ~ 31,98%
Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo
= (106,67 ~ 130) - (29,48 ~ 31,98)
= 77,19% ~ 98,02%
Pela simulação a classe que melhor se beneficia dos atributos é o sicário, mas para aproveitarda capacidade de peso, temos que aumentar a diferença entre o máximo e o atual. Então vamos simular um mecânico com 50 de AGI, 1 de LUK e 110 de força base, com a diferença que vai usar apenas 25% da capacidade de peso.
Simulação do Mecânico²
Peso máximo com 110 de STR + capacidade de peso + passe: 11100
peso atual com 25%: 2775
resistência do alvo = (150/10) + RDN [(50/6) ~ (50/3)] + (1/10) + [(11100 - 2775) / 100]
= 15 + [8,3 ~ 16,67] + 0,1 + 83,25
= 106,65% ~ 115,02%
Taxa de sucesso = chance do renegado - resistência do alvo
= (106,67 ~ 130) - (106,65 ~ 115,02)
= 0,2% ~ 15,02%
Levando em conta a chance mínima, então a chance de debuffar esse mecãnico será entre 10% e 15,02%.
Então depois dessa enrolação toda que vimos aqui, dá para concluir algumas coisas:
- A habilidade depende muito do job do renegado para funcionar, então pegar máscara da melancolia no job 5 e achar que vai tirar dragão de RK 150 é pedir para morrer para sopro de dragão;
- Muitas classes focadas em WOE tem valores medianos em AGI e LUK para ganhar resistência em alguns status como as máscaras, mas alguns têm estes atributos em valores altos pois tem como referência para ataque. Pensando assim então é mais facil debuffar um arcebispo,um trovador/musa voltados para suporte ou até mesmo um sentinela que não tenha AGI do que um sicário ou um guardião real.
- Se a STR aumenta a capacidade de peso, quanto mais deste atributo o adversário tiver, maior será a resistência contra as máscaras e maior será a eficiência se estiver com peso no mínimo necessário, chegando a ponto de não precisar nem de AGI para ter uma resistência altíssima. Então seria bom que o renegado evite suras, sicários, guardiões reais, cavaleiros rúnicos e PRINCIPALMENTE MECÂNICOS E BIOQUÍMICOS, como dá pra comprovar neste vídeo feito pelo personagem Vergillius~:
http://www.youtube.com/watch?v=eNrijAxJ3xs&list=UUU2CtGJ7NpY6xgX66RBJxtQ&index=1&feature=plcp
Ultimas considerações e agradecimentos
Eu fiz uma pequena planilha no excel para ficar calculando as possibilidades, então para facilitar à todos e não ter que ficar fazendo download desconhecido eu divulguei no google docs:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0At_PpZuK6RTgdEJuMGFnNGliejRlUWJvQk81aHZuNVE
Minhas fontes para este tópico foram as informações do tópico "Official Post-balance skill formulas (links inside)" no forum do IRO WIKI, e autorizados a serem postados pelos Gm's do IRO. Em agradecimento então para o usuário "Zerozaku" que foi o criador do tópico e de todos os outros usuários que participaram e contribuiram com o tópico.
Ao vergilius~, pelo teste realizado em jogo, junto com um pedido de desculpas por não pedir autorização sobre o vídeo, já que ele foi banido aqui do forum e não sei se ele frequenta a conta do youtube.
A todos aqui que lerão e participarão do tópico, e peço a gentileza de quaquer erro meu que seja visto por vocês que seja avisado para devidas alterações, tanto no tópico quanto na planilha.
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