23 de dez. de 2011

Guia do Sumo-Sacerdote da Modinha



"Vendo a grande resposta que este post me proporcionou e segundo diversas opniões, dicas e advertencias que tenho recebido quando postei pela primeira vez, venho reorganizando e reetruturando este pequeno guia para melhor satisfazer os leitores e tentar seguir o alto padrão de inúmeros guias de renomados tutores rsrsrsrs".

Ola pessoas! estou postando aqui pelo simples fato de querer compartilhar uma informação que adiquiri ao longo dessas semanas com todos os outros amiguinhos e amiguinhas que adoram upar com a classe dos sacerdotes. Como todos mundo sabe, depois da renovação muita coisa mudou para "pior" ou melhor dependendo de quem olhe. Nós Sacertodes, Sumo-Sacerdotes e afins fomos pisoteados pela Gravity e sofremos algumas alterações em nossas habilidades e com isso as coisas que costumavamos fazer antigamente caiu em sua eficiencia.
Este pequeno guia, penso eu, tem como objetivo me ajudar e ajudar outros jogadores da classe noviço que sabem muito bem como é dificil e doloroso upar um sumo-sacerdote de supporte, pois ele sozinho não consegue muita coisa, e sempre precisando de terceiros para subir no up. Antes da renovação chegar, explodiram builds de diversas classes capazes de upar sozinha sem precisar de ajuda, e dessa maneira se tornando EXTREMAMENTE INDEPENDENTES na hora do up. Isto é OS MODINHAS!
Modinha?! o que são esses personagens da modinha?! Isso mesmo! sabe aquele monge que vc via apanhando em Nameless sozinho, aquele templa no meio de um mar de mob! e aquele esquentadinho sabio de batalha que espancava seus inimigos na base da Livrada! SIM! caro Watson! Eles são todos "daModinha". Builds especificas e com equipamentos certos que os permitem upar sozinhos, no conforto de seu tempo, sem preocupações e ainda ter uma farta EXP todinha para sí, pegando rapidamente o tão sonhado 99 sem muita dor de cabeça.
Porém com a renovação muita coisa mudou, se perdeu ou foram extintas devido a NOVA MECANICA do jogo. E o legado dos modinhas foi minguando, minguando... penso eu, até cairem no desuso ou extinguindo completamente. Salvos alguns que pela Lei da Seleção Natural da Gravity conseguiram sobreviver as mudanças, como é o caso dos sabios de batalha Modinha. Resumindo personagens da modinha possuem apenas um objetivo: Subir de level rapidamente e alcançar a classe posteiror.
... então vamos lá!




O Sumo Sacerdote 

Você é o que existe de mais supremo entre o céu e a terra. Um porto seguro para os aventureiros desamparados. A salva-guarda nas batalhas, o pacificador dos espíritos. E todos eles sabem disso, pois depositam suas vidas em suas mãos sem hesitar. Pois você é a representação de Deus caminhando entre os homens.”


Fonte: http://games.levelupgames.uol.com.br/ragnarok/guia_jogo/person_trans21_sumosarcedote.php

Como todo mundo tá careca de saber, nossa função é proteger os aliados, deixando-os sempre saudáveis, buffados e em ótimas condições para superar os desafios e intempéries que se esbarram a frente dos aventureiros. Nós sumos sacerdotes voltado ao suporte somos a chave e a glória para se conquistar a vitória, manter o grupo unido, promover a paz e servir como escudos aos mais fracos.



Todo sacerdote de suporte que se preze, quer ser eficiente em seus serviços, e suportar seus companheiros com maior qualidade possivel. Por um lado, a renovação avacalhou com nosso pontencial de cura, curamos menos que antigamente, mas... também podemos dizer que ganhamos uma ajudinha, afinal VITINT e DEX ficaram um pouco mais simples para nós na distribuição. Ganhamos mais HP e defesa, mais ataque mágico e redução na conjuração.
Abaixo listarei estarão comentados apenas os atributos que serão usados e são de importância para este estilo de level up. Estão de fora quasquer estudo sobre builds relacioandos a outros tipos de sumo sacerodote ou arcebispos. Para mais informções a respeito sobre o novo comportamento dos atributos acesse as páginas abaixo disponíveis no ragnatales aqui. Ou se preferir também pode acessar um ótimo guia sobre acerbisposde feito pelo usuário Reecky.


Vitalidade: Cada ponto aumenta o HP máximo em 1%, efetividade de itens de cura em 2%, cada dois pontos aumentam a defesa em +1 e cada cinco pontos aumentam a defesa mágica em +1. Dá resistência a vários efeitos negativos e diminui a duração deles.
Inteligência: Cada ponto aumenta o Ataque Mágico em 1.5%, o SP máximo em 1% e a eficácia de itens de restauração de SP em 1%. Reduz o tempo de conjuração variável com metade da efetividade de destreza. Cada dois pontos em INT aumentam a defesa mágica em +1, e cada seis pontos aumentam em +1 a recuperação natural de SP.
Destreza: Cada ponto de destreza aumenta a precisão em +1, Reduz o tempo de conjuração variável. Cada cinco pontos aumentam o Ataque em +1, a Defesa Mágica em +1 e o Ataque Mágico em +1.
Sorte: Cada ponto em sorte aumenta o crítico em 0.3. A cada três pontos, o Ataque, Ataque Mágico e Precisão aumentam em +1. Cada cinco pontos aumentam a Esquiva em +1, e cada dez pontos aumentam a Esquiva Perfeita em +1.

Agora com a renovação, um bom sumo sacerdote ou arcebispo de suporte devem distribuir seus pontos entre esses 4 atributos. No entanto sabe-se que a Inteligencia ganhou um "Brilho" a mais por ajudar na redução de cast, poupando assim muitos pontos gastos na destreza. Mas como esse guia é focado num esquema alternativo para sumos de suporte que queiram upar sozinhos. Apenas os atributos da INT e VIT serão utilizados, deixando os outros atributos para estudos de builds e gastos quando virarem arcebispo.



Com altos valores de vitalidade e inteligencia dos sacerdotes de suporte, e com a vinda das classe 3 a atributos até 120. Muitos sumos podem evoluir sem medo com apenas dois atributos maximizados:
99 Vit
99 Int

Com isso,os monges da modinha "penduraram" as suas soqueiras e passam seu lugar aos seus primos curandeiros, os sumo-sacerdotes, assim o estilo da Modinha usado antigamente, sobrevive agora na pele dos sumos-sacerdotes que almejam o 99, e pode até ser usados por bispos de suporte posteriormente. Esta tática, acredito eu, que apenas funciona para transclasses, pois sacerdotes normais ficam inviáveis ao método de treinamento devido terem menos hp que sumos, ausência de meditatio (que melhora a cura nervafa das classes) e assumpio (habilidade de sumo, que antes foi maravilhosa nos tempos antigos mas que ainda possui seu brilho)
... e nesse estilo de up modinha, Assumpio é Chave!

Como antes da renovação o valor da cura era representada pela quantidade de int no personagens muitas classes que possuem essa habilidade tinham condiçoes de cura considerevelmente altas. Logo um monge e evoluções, templários e evoluções e sacerdotes e afins tinham otimas capacidades de cura contanto que tivessem ela em nivel alto. Com a renoção estabelecendo suas novas regras, a cura passou a ser influenciada pelo ataque mágico + modificadores como habilidades passivas e bônus de equipamentos. Com isso mesmo agora ela sendo reduzida, acredito que, somente sumos sacerdotes e arcebispos possuem chances de alcançar os niveis de cura dos tempos antigos através de suas habilidades específicas e equipamentos. Outra adição bem vinda da renovação é a defesa e defesa mágica oriundas da vitintagi e sor. Assim um sumo com vit elevadíssimas + equipamentos fortes em defesa somados as suas habilidades Angelus, Kyrie Elesion e Assumpio, permitem aos sumos buffados uma maravilhosa "couraça" resistente praticamente um corpo fechado dos monges das antigas.
Dessa maneira do mesmo modo como os monges da modinha se comportavam antes da renovação, os sumos sacerdotes Full Suporte podem, com muita eficiencia, utlizarem os mesmos métodos de level up usados pelos seus primos guerreiros. O que podemos ao grosso modo chamar de os Sumo Sacerdotes da modinha!



Os sacerdotes são ricos em habilidades defensivas e ofensivas contra demonios e morto-vivos. Quando transcendem para sumos sacerodotes, ganham maravilhosas habilidades extras que potencializam ainda mais seus caráters defensivos. No entanto as habilidades que serão usadas frequentemente neste estilo de up serão apenas 10. Como disse anteriormete, não irei entrar em detalhes sobre builds de sumos de suporte, exorcistas ou batalha, pois o foco aqui é outro. Para melhor visualizar seus pontos gastos e construir sua própria árvore de habilidades, utilizem calculadoras específicas encontradas em sites como o ragnatales, ou outros guias e tutoriais especializados do fórum como, por exemplo feito pela usuária Yu*~ Aqui!

HABILIDADES DE NOVIÇOS:
 Benção 10
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Proteção Divina 5         

Aumenta DES, INT, FOR de um jogador temporariamente. Cura atributos anormais do personagem e pode amaldiçoar Mortos-vivos.


Como usar: Use-a constante durante o up com mobs, ela aumenta sua inteligencia e consequentimente seu ataque mágico
 Aumentar Agilidade 10
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Cura 3  
Aumenta temporariamente a velocidade de movimento e ataque do personagem (sempre consome 15 HP)
Como usar: Use e abuse desta habilidade também, agora agilidade fornece desefa fisica para somar ao que já tem. Além de aumentar a sua velocidade de movimento. Deixe ela sempre ativa.
 Angelus 10 
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Proteção Divina 3 
Aumenta a defesa dos personagens do grupo (inclusive do usuário) temporariamente. Este aumento de defesa cresce conforme a Vitalidade do personagem.
Como usar: Angelus agora na renovação, aumenta seu bonus na defesa de acordo com a vitalidade do sumo. Ou seja, sumos full vit, possuem uma ótima quantia extra de defesa quando angelus é ativado. Deixe esta também sempre ligada.
 Cura 10
Tipo: SuporteRecupera HP de um personagem, e pode causar danos em monstros Malditos se apertando a tecla SHIFT.
Como usar: Sua cura é seu porto seguro no up, spamme-a sempre e toda hora para se manter firme diante do mobbe



HABILIDADES SECUNDÁRIAS:
 Escudo Sagrado 1
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Nenhum (thor)/ Portal 4 (Odin)  

Cria um escudo temporário contra projéteis (flecha, tiros, etc).
Como usar: Pouco util na hora do up, mas é bom ter no seu atalho para bixos que te atacam de longe, como plantas tipo mandrágoras, droseras e muscipular
 Revelação 1
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Nenhum

Detecta oponentes escondidos e causa danos Sagrado.
Como usar: O mesmo que escudo sagrado, servirá apenas para revelar os bixos que se escondem no mob, como rochosos e hodes
 Luz Divina 1
Tipo: Ofensiva
Pré-Requisitos: Quest de novas habilidades  

Ataca o oponente com uma luz sagrada e causa dano do elemento Sagrado
Como usar: Sua Luz será o mesmo que a habilidade provocar dos cavaleiros, use-a para chamar a atenção dos bichos e fazer seu mob



HABILIDADES DE SUMOS SACERDOTES
 Assumpio 3~5
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Angelus 1, Aumentar Recuperção de Sp 3, Imposito Manus 3

Cria uma barreira de luz sobre o alvo aumentando a defesa em 100%. Habilidades que ignoram a defesa, irão ignorar os efeitos da habilidade.

Como usar: O Assumpio será a sua segunda pele. Sem ele o seu sumo está nú, desprotegido durante o mobbe. Certifique-se de deixa-lo sempre ativado.
 Meditatio 10
Tipo: Passiva
Pré-Requisitos: Aumentar a Recuperação de SP 5, Lex Divina 5, Asperio 3

Esta habilidade aumenta a taxa de recuperação de SP e o SP máximo. O máximo de HP recuperação através da habilidade curar também aumentará. 

Como usar: Deixe essa habilidade maximizada pois ela concede 30% de bonus na cura e diminui o gasto de sp.Sua carta coringa
 Kyrie Elesion 4
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Angelus 2

Esta habilidade cria uma barreira ao redor do personagem. 

Como usar: Use-a apenas para juntar mobbe, pois assim não corre o risco de travar caso algum bicho esbarre em você.
 Magnificat 3
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Nenhum

Dobra a velocidade de regeneração de SP e HP do grupo.Consome 40 SP.
Como usar: Mantenha-a sempre ativada, pelo fato do personagem ficar parado diante do mobbe, ela se soma a sua taxa de recuparação normal de SP, recuperando assim uma enorme quantidade de SP rapidamente
 Glória 3~5
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Kyrie Elesion 4, Magnificat 3

Aumenta a Sorte dos membros do grupo em 30 por tempo limitado. Consome 20 SP.
Como usar: Outra de suas cartas coringa. Glória aumenta sua sorte em +30, fornece alguns pontos em defesa, aumenta seu ataque mágico e consequentemente uns pontinhos extra na cura.
 Lex Aeterna 1
Tipo: Ofensiva
Pré-Requisitos: Lex Divina 5

Deixa o inimigo mais fraco para causar o dobro de dano em um ataque. Consome 10 SP.
Como usar: Use-a antes que a chuva de meteoros da mascara de ifrit se ative, ela dobra os danos recebidos pelos monstros. Derrubando-os mais facilmente.
Acima Listei apenas as habilidades necessárias para se upar um sumo sacerodote da modinha. Para melhor visualização de todas as habilidades de sacerdotes e evoluções utilize as páginas do site oficial aqui ou páginas relacionadas de parceiros oficiais como oragnatales ou o necropole comercial.




Para o Modinha dar certo não é preciso só investir em Vit e Int, é preciso tar bem equipado, abaixo listarei equipamentos que auxiliam e muito na hora de upar um sumo sozinho ao antigo estilo dos monges.
Escudos
Imagem Broquel [1] - DEF 40.
Imagem Broquel de Pedra [1] - DEF 45, -5% de dano de oponentes de tamanho Grande.
Imagem Travessa de Orleans [1] - DEF 75, 2% de chance de refletir ataques mágicos.
Imagem Escudo das Valquírias [1] - DEF 80, DEFM 5. Resistência a Água, Fogo, Morto-vivo e Sombrio +20%. Basicamente, um dos (senão o) melhores escudos do jogo. Se tiver dinheiro compre um e coloque a carta de redução do monstro que irá mobar.

Cartas: Nos escudos usam-se cartas de redução de dano por raça, porém o uso de cartas por redução de tamanho é mais viável (principalmente no servidor Thor). 


Carta Executor - Reduz o dano recebido por oponentes Grandes em 25%. DEF +1.

ImageCarta Tirfing - Reduz o dano recebido por openentes Médios em 25%. DEF +1.  Não funciona contra jogadores

ImageCarta Mysteltainn - Reduz o dano recebido por oponentes Pequenos em 25%. DEF +1.

Vestimenta

 Bata de Orleans [1] - DEF 15, aumenta o cast variável em 15% e torna-o interruptível. Essa bata acho fundamental ao up pois permite que o sumo renove seus buffs e proteções enquanto apanha para o mob. Além disso permite uma vaga em acessórios por não precisar carta fen presa a algum brinco, presilha, etc. Sem contar que seu atraso na conjuração é menor do que a carta fen.
 Manto de Diabolus [1] - SP Máx +150, DEFM +5, Reduz o tempo entre conjurações em 10%. Aumenta a recuperação recebida pela habilidade Curar em 6%, ATQ +3%. Esse manto fica maravilhosamente em sumos. Seus bonus em SP, cura e ataque mágico somados ao 10% de redução do cast variável são tentadores. Porém optar usar este mato o obriga a utlizar um acessorio com Fen para nao ter suas conjurações interrompidas durante o mob. Varia com o gosto de cada um, pois Fen tem maior atraso na conjuração do que uma bata de orleans. De qualquer forma, se preza por aumentar ainda mais sua eficiencia em cura, tenha um desse.

Sapatos

Imagem Sapato [1] - DEF 10.
Imagem Sandálias Elegantes [1] - DEF 7, DEFM 10.
Imagem Sapatos Da Maré [1] - DEF 13, Resistencia a Água +5% [+ Cachecol de Lã = +10% de HP, reg de HP +5%].
Imagem Sapatos Divergentes - DEF 13, HP/SP +20%, diminui bonus de HP/SP mas aumenta DEF proporcionalmente ao refino.  NÃO REFINE ESTE SAPATO.
 Sapato das Valquírias [1] - DEF 13, +5 HP a cada nível de base (no caso de noviços e evoluções).
 Sapatos da Árvore da Vida - DEF 16, DEFM 3, recupera 30 HP a cada segundo, aumenta a efetividade de itens e skills de recuperação em 5% (usados em/por você), VIT +2, HP +10%, HP Reg +5%. Um ótimo sapato para o up, no entanto não possui slot e é muito caro. Se tiver dinheiro compre um.
 Botas de Diabolus [1] - Defesa: 15, Aumenta o HP máximo do usuário em 10x o Nível Base. Uma maravilhosa opçãp para quem quer ainda mais HP ao personagem.

cartas:
ImageCarta Verit : Max HP/SP + 8%.

ImageCarta Sohee: Max SP + 15%, Rec SP + 3%.

ImageCarta Eggyra: Rec SP + 15%.
Image
Carta Ferus Verde - VIT +1, +10% Max HP
Image
Carta Acidus Dourado - +4% Max HP e SP. Se o sapato estiver refinado até, no máximo, +4, +4% Max HP e SP, +5% Reg HP e SP. Uma verit diferente.

Carta Eddga - Garante o status Vigor permanente no usuário, -25% Max HP.

Capas

Imagem Mushika [1] - DEF 10, DEFM 3, 2% de chance de usar Cura (no nível aprendido) ao receber ataque físico.Muito util, pois assim como o laço de noiva, permite a chance de castar cura ao levar dano, e deixar a cabeça livre para outro equipamento IMPORTANTEImagem Cachecol de Lã [1] - DEF 11, DEFM 4 [+ Sapatos da Maré = +10% de HP, reg de HP +5%].
Imagem Manteau de Diabolus [1] - DEF 15, HP +100, reduz o dano Neutro recebido em 5%, +10% de dano físico ao Imperador Morroc. [+ Botas de Diabolus = HP Máx +6%]. O Pedaço de Pele do Guardião, aliado com os Sapatos Divergentes, supera os bônus do Conjunto de Diabolus.
Imagem Pedaço de Pele do Guardião [1] - DEF 25, DEFM 3, -7% de dano recebido de todos os elementos, SP máx + [(Base Level / 3) + (Upgrade * 10)]. Há 1% de chance de recuperar 1% do dano causado na forma de SP.O Pedaço de Pele do Guardião só pode ser equipado por personagens lvl 90. Logo para melhor aproveitamento do up use outra capa até atigir o nivel exigido.

carta:

ImageCarta Raydric: -20% dano Neutro recebido. Independende da capa, tenha uma dessa nela

Equipamento para Cabeça
  Mascara do Ifrit - FOR +1, INT +1, DEFM +5Aumenta a resistência contra ataques da Propriedade Fogo em 10%.Reduz a resistência contra ataques da propriedade Água em 10%.Permite o uso da habilidade "Chama Reveladora" Nv. 1.Chance de conjurar automaticamente a magia "Chuva de Meteoros" Nv. 3 sempre que o usuário receber dano físico.Chance de conjurar automaticamente a magia "Lanças de Fogo" Nv. 3 sempre que o usuário causar dano físico. Esta máscara será o seu ATAQUE,o SEU UP e o SEU LEVEL 99, sem esse chapeu será impossivel upar. Para maiores chances de ativar suas habilidade mais bixos você deve mobar
 Boné de Carteiro [1] - Agi +2. Permite o uso da Habilidade “Teleporte” em nível 1. Obrigatório para todos personagens do servidor Thor. Com o bloqueio da habilidade portal no servidor Thor, classes dos noviços e evoluções não possuem acesso ao seu teleporte. Este boné é uma otima opção para contornar este problema e para aqueles que não tem dinheiro para comprar uma carta Creamy. Tenha um em seu inventário.

Equipamento extra! (é bom ter alguns desses para caso queira alternar o up como suporte para terceiros e Tankar o mob que colhetou)
Imagem Chapéu de Pesar de Thanatos - DEF ?, todos os atributos +2, 5% de resistência contra todas as propriedades, recupera 1% de HP e SP a cada 10 segundos.
Imagem Laço de Noiva - DEF ?, todos os atributos +2, -10% de dano recebido por humanóides, 20% de chance de usar Cura nv 5 quando receber dano físico Se tiver Cura em nv 10, será conjurada Cura nv 10. Um chapeu muito bom para sumos de suporte. Pode alternar com a mascara de ifrit caso precise de HP. Quando usado junto com a Mushika, maiores chances de castar Cura em sí mesmo enquanto apanha para o mob. Se Tiver grana compre um.
Imagem Óculos Pretos - DEF 1, DEFM 2, INT +1. Otimo item para meio. Pode ser usado quando não tiver usando mascara. Porém é preciso ser level alto para poder equipa-lo. Se quiser mais defesa mágica compre um.
 Óculos Vermelhos - DEF 1, DEFM 5, INT +1. Este óculos agora fornece +1 INT, se tornando melhor que os óculos pretos. No entanto é caro se tiver grana e quiser ainda mais defesa mágica compre um.
Imagem Máscara Colorida - DEF ?, DEFM +2, INT +1, +1% ATQM. Sem dúvida é o melhor equipamento de baixo para sumos e classes de magia. Tenha um em seu inventário. É preciso ser level 90 para pode requipa-lo.

Acessórios

Imagem Presilha [1] - +10 SP. Dica: se você não possui dinheiro para comprá-la, faça a quest Olho de Hellion que tem como recompensa, o acessório Rosa do Nilo, que possui slot, igual a uma presilha, mas que concede 10 HP ao invés de SP. E este é um acessório essencial, já que é a Suiça para as cartas equipáveis aqui.
Imagem Anel Angelical - DEFM 2, INT +2, DEX +1, chance de aumentar a cura de Cura/Santuário/Jogar Poção em 20% durante 3 segundos quando as skills são usadas. Um exelente acessório para sumos. Ótimo para se utilizar econtra mobes pois o uso frequente da habilidade cura aumentam as chances de ativar a habilidade. No entanto sõ muito caros e raros, pode ser substituido por brincos. Se tiver dinheiro coloque 2 desses em seus acessórios.
 Brincos - INT +2. Para aqueles que não possuem dinheiro suficientes para adiquirir 2 anéis angelicais. São uma ótima e barata opção para preencher seus accessórios. Tenha 2 desses equipado.
 Brincos de Bradium[1] - ATQM + 2%, INT + 1, DES + 1. Um ótimo equipamento para transclasses. Seu bonus no ataque mágico e tanto na INT quanto na DEX são sempre bem vindos. Se não quiser usar brincos normais oi anel angelical, coloque 2 desses. 

Armas


 cajados que potencializam a cura e o matém firme diante do mob a espera da habilidade da mascara ser ativada e limpar o mobbe.

Imagem Cajado Restaurador, Matk +105. A cada +1, aumenta em 1.5% a efetividade de cura das skills Santuário e Curar. Ele é barato e uma boa escolha para quando precisar de cura mais alta e não possui dinheiro ou cajados melhores.
Imagem Varinha da Recuperação Forte [CAMPAL - Desfiladeiro], Matk +125, +5 SP a cada 10 segundos, +14% de efetividade das skills Curar e Santuário. Uma ótima arma para sacerdotes, aumenta a cura consideravelmente e é melhor que o cajado restaurador. Se tiver tempo participe de campal e adquire uma para o seu sumo.
 Erde [2] (Maça) - Máx SP +50, +10% de efetividade nas habilidades de cura.
 Cajado da Cura Gloriosa [CAMPAL - KvM] - MATK +135, -10% de delay, +14% de efetividade nas habilidades de cura. Se +6: Aumenta o bônus na cura em [(Refino - 5) * 2] %, até um refino de +14, +5% de bônus na cura, ignora 5% da DEFM de inimigos humanóides. Se +9: 10% de chance de usar uma Cura Nv 10 extra no alvo quando Curado. Se +10: +10% de bônus da cura. P-E-R-F-E-I-T-A. Na minha opinão sem duvida é o melhor cajado para sumos de suporte. Cura melhor que seu antigo cajado campal e ainda pode ser refinado. É dificil de conseguir mas vale a pena o esforço.
se você opta por dar mais dano e esta satisfeito com a porcentagem de cura de seu sumo use cajados que potencializam o poder de ataque e aumentam o dano dos meteoros soltados pela mascara.

Imagem Apaga-Mentes, Matk +170, Int +3, Dex +2, Sp Regen +8%. Ao usar ataque mágico, tira 20% de SP de todos os inimigos em uma área de 11x11 ao redor do usuário. Se for +10, tira 60% do SP de todos os inimigos em uma área de 19x19 ao redor do usuário.
Imagem Cruz Divina , atk +120, matk +220, Dex +4, dano recebido de Demônios e Mortos-vivos -15%, [+Anel Espiritual : Dex +2, dano mágico +10%, -10% dano recebido de Demônios e Mortos-vivos.].
 Cajado Perfurador - MATK +145, INT +4, ignora 10% da DEFM do alvo, ignora +1% da DEFM do alvo a cada refino. Uma ótima opção quando refinada. Aumenta danos mágicos consideralvelmente ao ignorar a defesa magica dos monstros.
 Cajado da cruz - ATQM +15%, INT +4. Elemental Sagrado. Ao usar Cura em um alvo, há chance de usar também Benção, no nível aprendido pelo usuário. Além de aumentar o ataque magico, auxilia na hora de mater o sumo buffado enaquanto spama cura em si mesmo. Se revela uma boa opção para aqueles de pouca grana. Vale a pena ter no inventario.

Lembre-se, em cajados, o refinamento aumenta o MATK:
+2 MATK por refinamento para armas nível 1.
+3 MATK por refinamento para armas nível 2.
+5 MATK por refinamento para armas nível 3.
+7 MATK por refinamento para armas nível 4.


Abaixo Ilustrarei como exemplo o set atual que meu sumo sacerdote FS está usando enquanto experimento e avalio o alternativo estilo modinha para sumo sacerdotes. Como podem ver apenas estou subindo vit e int, sendo int elevada primeiro. Atualmente enquanto organizo este guia, este metodo de up já me renderam o lvl 85 de base e pretendo continuar assim até os meus 95.
    Estilo Sumo Sacerdotes da modinha
(imagem meramente ilustrativa)



A renovação trouxe uma grande modificação nas habilidades de proteção dos sacerdotes. Agora, habilidades de proteção estão mais influenciadas pelo jogador, tanto pelos seus atributos quanto pelos seus equipamentos. Confira:

 Kyrie Eleison / Praefatio: Essa proteção tolera um número de danos equivalente ao nível da habilidade, de até no máximo 30% do HP total. Com valores razoáveis de vitalidade dos alvos, torna-se excelente inclusive em PVP, que anteriormente era “dominado” por Assumptio. Use seu kyrie para juntar o mob que queira derrotar e depois alterne para assumpio enquanto espera a Mascara de ifrit fazer o serviço rsrsrsrs.

 Assumptio: Agora dobra a DEF (ambas, oriundas de vitalidade e equipamentos) e MDEF dos alvos. Continua não acumulável com Kyrie Eleison. A grande sacada do Assumptio está no bônus em Defesa Mágica e até mesmo na Defesa Física, conseguindo reduções bem próximas ao “pré-renovação” com certos valores mais elevados de DEF. Será sua segunda pele, sem ele seu sumo irá torrar SP com curas e pode acabar morrendo para o próprio mob antes de sua mascara derrotar todos seus inimigos.

 Escudo Mágico: Agora possui um “HP” tal qual Kyrie Eleison, influenciado por Nível de Classe, SP total e INT do usuário, além do nível máximo da habilidade. Se o dano recebido pela proteção ultrapassar o limite de HP, o dano restante é subtraído do HP do usuário e a proteção anulada. É a proteção mais “rápida” de todas, com tempo de conjuração ínfimo, e por isso, um ótimo recurso. Das habilidades modificadas na renovação, Escudo Mágico foi a que recebeu mais vezes modificações; Essa habilidade foi modificada totalmente pelo menos três vezes. Nesse estilo de up é dispensavel já que o personagem precisa apanhar para que habilidades de seus equipamentos ativem, como é o caso dos meteoros e curas. Porém pode ser util na hora de recuperar sp ao casta-lo em você mesmo e esperar o sp encher enquanto os bixos ficam impossibilitados de te acertarem por um breve momento.

Fonte: Guia de Arcebispos (1.5) - Por Reecky



Primeiramente sumo sacerdote de Suporte nao possuem ataques que rendam um up rapido e tranquilo é sempre preciso que o ajudem. Quando Rebornado upar aprendiz e noviço Trasns de level baixo tem me trazido muita dor de cabeça. Felizmente hoje em dia temos ao noss dispor assistentes que fazem o trabalho pesado para nois enquanto buffamos e os mantemos "fortes".
Abaixo disponho 3 assistentes que podemos encotrar no mercado e que nos ajudem a upar até a segunda classe:
 - Assistente Mimico

  - Assistente Egnigem Cenia

  - Assistente Alice

Na minha opnião, é de longe a melhor assistente porém seu ataque é muito leeeeeeeeeeeeeeeeento, mas da cabo no mobbe facilmente com danos que atengem 1-2k de dano.

Os assistentes podem ser usados para alcançar o job 50 e leveis maiores até 70 (dependendo do mapa), tanto para classes rebornadas quanto para as primeiras classes 2-1 e 2-2. Lembrando sempre em consideração o bonus de exp por mapa e escolher sempre mapas 10 leveis mais fortes que o seu nivel atual.



Outra coisa que a renovação trouxe foi as penalidades/bônus em relação a diferença de nível entre o monstro e o jogador. Esta mudança visa que os jogadores mudem de mapas para poder continuar a ganhar experiência sem levar penalidades, aumentando assim a quantidade de locais que podem ser utilizados para upar. Os bônus e as penalidades variam de 15 níveis a menos que o monstro até 30 níveis acima do mesmo, se o jogador estiver abaixo do nível do monstro ele receberá bônus na experiência enquanto se ele estiver níveis acima do monstro ele receberá penalidade na mesma. Para melhor entendimento sobre bônus e penalidade sobre a EXP fornecida pelos mapas acesse a pagina oficial do ragnatales.

A seguinte tabela mostra os valores de bônus e penalidade na experiência ao se matar um monstro:

Diferença de nível entre Jogador e monstro
Abaixo de 16 níveis
40% EXP
15 níveis abaixo
115% EXP
14 níveis abaixo
120% EXP
13 níveis abaixo
125% EXP
12 níveis abaixo
130% EXP
11 níveis abaixo
135% EXP
10 níveis abaixo
140% EXP
9 níveis abaixo
135% EXP
8 níveis abaixo
130% EXP
7 níveis abaixo
125% EXP
6 níveis abaixo
120% EXP
5 níveis abaixo
115% EXP
4 níveis abaixo
110% EXP
1 a 3 níveis abaixo
105% EXP
Níveis Iguais
100% EXP
1 a 5 níveis acima
100% EXP
6 a 10 níveis acima
95% EXP
11 a 15 níveis acima
90% EXP
16 a 20 níveis acima
85% EXP
21 a 25 níveis acima
60% EXP
26 a 30 níveis acima
35% EXP
Acima de 31 níveis
10% EXP


Resumindo. Para melhor aproveitamento do bônus de EXP, escolha upar em mapas 14 a 6 níveis de diferença do seu personagem. Mais ou menos que isso, acho eu, é jogar EXP fora e demorar mais a sua peregrinação ao level 99. rsrsrs

Em grupos com a experiência dividida o nível que é levado em conta para receber a experiência é individual para cada um, ou seja, se em um grupo de um personagem nível 50 e outro 45 matam um monstro de nível 50 o personagem de nível 50 ganha 100% da experiência (dividido por dois) e o de nível 45 ganhará 115% (dividido por dois) devido a diferença de nível. Agora imagine isso numa party FULL com 12 integrantes!! OMG! Moço, curar vc?! Desculpe, mas estou indo lá fora com minha Máscara de Ifrit upar rapidinho e já volto, ok? XD

Comsumíveis de Experiência
Para facilitar ainda mais o up de nós dedicados curandeiros e sacos de pancada para cavaleiros, bruxos, arqueiros e evoluções, temos á nossa disposição maravilhosos itens consumíveis que aumentam a porcentagem de EXP adiquiridas em combate. Isso mesmo os famosos livros de combate. Abaixo listarei quais podemos encontrar e como utilizalos.

 Manual de Combate - Aumenta a EXP ganha ao se derrotar monstros em +50% pelo período de 30 minutos.
 Conpêndio de Batalha - Aumenta a EXP ganha ao se derrotar monstros em +75% pelo período de 30 minutos. Quando usado por Classes 3, o bônus recebido será de 50% de EXP ao se derrotar monstros.
 Grimório de Combate - Aumenta a EXP ganha ao se derrotar monstros em +100% pelo período de 30 minutos.
 Enciclopédia de combate - Aumenta a EXP ganha ao se derrotar monstros em +200% pelo período de 15 minutos.
 Manual de combate de classe - Aumenta a EXP de classe ganha ao se derrotar monstros em +50% pelo período de 30 minutos. Pode ser usada em conjunto com os demais livros acima citados.



Como podemos perceber pelas informações acima, upar se tornou algo mais matemático e mecânico (quem eu?!! não "ferreiro", senta lá! XD). Se você companheiro e companheira curandeira, acabou de tomar café com a Dona Valkyria em Valhalla e renasceu se sentido nuub novamente. Não chore e não se desepere ao pensar que upar seu projetinho de transclasse rsrsrs será árduo e doloroso. Sim eles demoram mais que classes 2-1 e 2-2, porém se seguir a regra de mapas SEMPRE +10 niveis que você e um pouquinho de paciência. Logo logo já vê o brilho neon celeste do poder máximo debaixo dos pés.
Abaixo Ilustrarei alguns exmplos de mapas ótimos para se upar com assistentes e também com a Máscara de Ifrit. Para visualizar o mapa mundi eu sua tela de jogo apenas aperte Ctrl+". Para visualizar os níveis dos mapas aperte tab.

Mapa Mundi de Midgard


Level         Mapas 
  0 - 10       Mapas dos Fabres, Salgueiros, Pickys (qualquer mapa entre  niveis 1-10 serve. O importante é pegar job 10 logo)
                        
10 - 20       Mapas dos Esporos, Jiboias, Ambernites
                      
20 - 30       Mapas dos Esporos Venenosos, Peco Pecos, Pé Grandes
                      
30 - 40       Mapa dos Yoyos, Besouro Chifres, Poporings
                       
40 - 50       Mapa dos Chon Chon de Aço e Lobos
                     
50 - 65       Mapas dos Hodes e Arenosos
                     
65 - 71       Mapas Sorrateiros, Argiopes
                    
Aqui os assistentes começam a perder efeito, mas ainda podem ser utilizados para que começe abrir as habilidades das classes transcendentais e abrir o seu caminho para o up independente
71 - 81       Mapas dos rochosos, porcellios
                     

TOTALMENTE LIVRE DOS ASSISTENTES é hora de seu sumo arregaçar as manguinhas da batina e partir para o ataque! equipe sua mascara de ifrit e mob o quanto aguentar, no geral até 4 monstros. Mais do que isso é viver perigosamente. A medida que vai aumentando sua INT/VIT e com bons equipamentos pode-se conseguir mobar mais de 5 mostros tranquilamente, aumentando as chances de ativas habilidades e adquirir uma farta EXP.
81 - 95      Mapas dos stapos, lobo do deserto
                   
95 - 99      Mapas dos kobolt, magmarings
                    
AQUI SEU HAT NÂO SARÁ MAIS UTILIZADO, pois magmaring são do elemento fogo. Portanto esses 4 levels faltantes acredito quer teremos que upar em grupo, cabendo a você apenas a função de suporte
99 - 10x    Mapas que são fracos contra fogo podem ser visitados caso queria continaus a upar sozinho ao estilo modinha! (mostros da propriedade maldita, são super fracos contra os ataques de sua mascara do ifrit!
                



Antes que alguem xingue, reclame ou me chame de noob, estou apenas repassando o que tenho descobrindo e testado em meu sumo-sacerdote Full Suporte que tem upado solo e garantido meus lvl 85 até agora. xD Esse pequeno guia utilizei apenas as informações que tennho até hoje, porém estou aberto a sujestões, criticas e opinioes que ajudem a atualizar e melhorar esse guia da Modinha e assim ser mais explicativo e util a tantos Sumo-sacerdotes que estão cansados de esperar a EXP subir em grupo e ter um poico mais de adrenalina ao tentar upar sozinho. hsuhsshsuhsuhsuhsuhu
Portanto se você se sente que nem eu  em esperimentar dessa modinha, sinta-se inteirmante a vontade de testar. o Up é bom, porém é solitario ToT... rsrsrs mas tem seus lados positivos.
  1. Ver o quanto consegue ser independente e upar uma classe 100% dependente de grupo. (afinal somos supporters, vivemos pra isso! hehehe)
  2. Ser chamado de sumo doido, insano, maluco varrido, suicida por upar ao extremo entre a vida e o perigo (-5% de exp por morte ¬¬)
  3. Ter sempre alguem querendo ser amigo seu falado que é o Melhor Sumo da party que não se contenta em ficar sentado numa vida de rei, levantando apenas para buffar os companheiros enquanto vai na sala, assiste tv, almoça na cozinha, faz o dever de casa, vai na academia, no supermercado, no dentista ou vendo aquele seriado favorito hsuhsushushu (sim, NADA MAL upar assim também né? XD)
  4. Ver aquele mago/bruxo morrendo de inveja de vc aguentar uma manada de mobbe sedentos por sangue, poder usar a mesma habilidade que eles (chuva de meteoros) com danos altos (devido a int alta) e ainda sair vivo com um /lala.  kkkkkkkkkkkkkkkkkk
  5. convidar os amigos pra assistir seu showzinho enquanto eles sentam comendo pipoca com guaraná e vendo vc um sumo de suprte se virar tao bem sozinho quanto eles. 
  6. Ver aqueles desconhecidos que passam na sua tela e param pra assitir vc limpando mobbes e ainda te chamar de Sumo du Mal e querer ver seus equips e atributos. ^^
Porém a parte mais irritante disso tudo é você perder seu mob, que lutou pra juntar, para aqueles ks sem vergonha que se intrometem no seu up e matam antes de você ativar habilidade e ser SEMPRE confundido por BOT ¬¬ (na moral isso me irrita kkkkkkkkkkkkkkkk)
EMFIM o segredo dessa nova MODINHA que descobri é sempre escolher upar em mapas que mobbam bastante (com bixos que se acumulam) e fracos contra o elemento FOGO (para upar no assistente em lvl baixo e na chuva de meteoro em level alto)
Espero que esse guiazinho ajude vocês tanto quanto esta me ajudando, e logo logo pego meu tao sonhado 99 e viro arcebispo! Woo-hoo \o/


Obrigado a todos que estão ajudando com dicas e criticas construtivas para esse guia ficar ainda mais completo e util para tantos sacerdotes de suporte. Também os créditos a todos os veteranos de tutoriais e guias do fórum por seus conteudos e informações valiosas que proporcionaram e complementam este meu primeiro guia sobre sacerdotes no forum. Desde já aquele abraço!

5 comentários:

Busca no site