21 de ago. de 2011

Threat/Aggro


O que é a threat? e ja agora o que é a aggro? Muitos players novos e ate os mais “maduros” no inicio não tinham a menor idea do que significava isto. Ouvia falar para aqui e para ali mas ficavam praticamente na mesma.Vou tentar explicar o conceito de threat para todos os que estejam interessados.
Tal como o peso se pode medir em gramas, kilogramas; ou a distancia se pode medir em metros, ou kilometros; a aggro mede-se em threat. Threat é a medida usada para medir a aggro.
O que é a aggro entao? A aggro em termos pouco tecnicos é a vontade do mob atacar qualquer outra coisa (na maior parte dos casos sera outro player mas por vezes sera um npc mesmo). Todos os mobs (e por mobs refiro-me, para quem não sabe a qualquer NPC que possa ser atacado) tem uma tabela de aggro. Nessa tabela encontram-se todos os players que fizeram algo coisa para criar threat com esse mob. Numa maneira rapida e basica, o mob ataca quem estiver no topo da tabela.
E aquela coisa chamada aggro radius? Bem quando um player se aproxima suficiente dum mob ( esta distancia varia com a diferenca entre os niveis de ambos) esse player entra na tabela de aggro (o valor de threat exacto nao sei, mas é mesmo minimo, pudera mesmo ser 0) e o mob comeca a atacar esse player.
Depois duma breve descrição que penso que deu a entender que quem criar mais threat, fica com a atenção do mob, vamos mostrar alguns valores:
  • Health ganha (por alguns efeitos e habilidades) : 0.5 threat por cada ponto
  • Mana ganha (por alguns efeitos e habilidades): 0.5 threat por cada ponto
  • Healing feito : 1 threat por cada ponto
  • Dano causado: 1 threat por cada ponto
  • Rage ganha: 5 threat por cada ponto
NOTA: Estes valores sao valores base. Existem muitas habilidades que aumentam ou diminuem a threat causada, habilidades essas que vou expor agora:
Warrior:
  • Battle stance: Toda a threat é reduzida por 20%
  • Berserk stance: Toda a threat é reduzida por 20%
  • Defensive stance: Toda a threat é aumentada por 30%
  • Defiance (t) : Toda a threant é aumentada por 3%-15% (depende do rank)
Druid:
  • Bear form/Dire bear form: Toda a threat é aumentada por 30%
  • Feral Instinct (t): Toda a threat gerada em bear/dire bear form é aumentada por 3%-15%
  • Maul: Threat gerada no proximo ataque é aumentada por 75%
  • Swipe: Threat gerada por esta habilidade é aumentada por 75%
  • Cat form: Toda a threat gerada é reduzida por 29%
  • Subtlety (t) : Threat gerada por healing é reduzida por 4%-20% (depende do rank)
  • Improved tranquility (t): Threat gerada pelo tranquility é reduzida por 20%-40% (depende do rank)
Paladin:
  • Blessing of salvation: Toda a threat é reduzida por 30%
  • Righteous Fury: Threat gerada por magias de holy e habilidades é aumentada por 60%
  • Improved Righteous Fury (t): Aumenta a threat gerada por magias de holy, quando usando o righteous fury por 16%-50% (depende do rank)
Mage:
  • Arcane Subtlety (t): Threat gerada por magias de arcane é reduzida por 20%-40% (depende do rank)generated by offensive Arcane spells is reduced by 20%-40% (depending on rank).
  • Frost Channeling (t); Threat gerada por magias de frost é reduzida por 10%-30% (depende do rank)
  • Burning Soul (t): Threat gerada por magias de fire é reduzida por 15%-30% (depende do rank)
Priest:
  • Shadow Affinity (t): Threat gerada por magias de shadows é reduzida por 8%-25% (depende do rank) generated by Shadow spells is reduced by 8%-25% (depende do rank).
  • Silent Resolve (t): Threat gerada por magias é reduzida por 4%-20% (depende do rank)
  • Mind Blast: Threat gerada é aumentada por 100%.
Warlock:
  • Master Demonologist (t): Com um Imp invocado, a threat gerada por todos as magias é reduzida por 4%-20% (depende do rank)
  • Searing Pain: Threat gerada por esta habilidade é aumentada por 100%.
Shaman:
  • Tranquil Air Totem: Toda a threat gerada é reduzida por 20%
  • Healing Grace (t): Threat gerada por magias de heal é reduzida por 5%-15% (depende do rank)
  • Earth Shock: Threat gerada por esta habilidade é aumentada por 100%
  • Rockbiter Weapon: Aumenta a threat gerada por cada ataque
Rogue:
  • Toda a treat gerada é reduzida por 29%
Existem tambem spell que criam (ou reduzem) uma quantidade fixa de threat, sao eles:
Habilidades que aumentam a threat
  • Improved Revenge stun – 25
  • Demoralizing Roar – 42
  • Demoralizing Shout – 43
  • Battle Shout – 55 (porcada membro que ficou com a buff)
  • Faerie Fire – 108
  • Heroic Strike (rank 8) – 145#
  • Shield Bash – 180#
  • Shield Slam – 250#
  • Sunder Armor – 261
  • Revenge (rank 5) – 315*
  • Distracting Shot (rank 6) – 600
# este valor NÃO conta com o dano causado pela habilidade
Habilidades que reduzem threat
  • Soothing Kiss (rank 4) -165
  • Torment (rank 6) -395
  • Disengage (rank 3) -405
  • Pet:Cower (Hunter Pet) (rank 6) -225
  • Druid:Cower (Druid Cat) (rank 3) -600
  • Feint (rank 5) -800
  • Fade# (rank 6) -820
  • Growl (rank 7) -415
  • Suffering (rank 4) -600

# o fade é uma habilidade temporaria, quando a buff acaba, e assim que alguma threat for criada, a threat reduzida é restaurada
Todos os efeitos de reduzir a threat sao multiplicativos. Exemplo: Warrior em berserk stance tem a threat reduzida por 20%, se tiver uma blessing of salvation (30% menos threat gerada) da um total de: 0.8 (threat criada por battle stance) * 0.7( threat criada com a blessing) 0.8*0.7 = 0.56 Ou seja um total de 56% de threat criada. O mesmo se passa ao contrario (com habilidade que aumenta a threat)
  • Algumas observaçoes:
    • Overhealing nao gera threat, apenas life restaurada
    • A threat nunca decai (ao longo do tempo a threat perdida é minima, cerca de 5% ao longe de 1 semana se nao estou em erro)
    • A threat dum player é reiniciada se o player morre ao vai para longe do mob
    • A threat nao pode ser negativa
    • O feign deth do hunter e o vanish do rogue reinicia a threat desse player para todos os mobs que não resistam
Mais info sobre a aggro
As coisas neste ponto complicam-se um pouco, pois nao basta passar à frente do player que tem mais threat para ficar com a aggro. Um player em melee tem de passar por 10% a threat do player cujo mob esta a atacar. Um player em range tem de passar por 30% a threat do player cujo mob esta a atacar.
Se o mob for impedido por alguma razao de chegar ao player com mais aggro (frost nova por exemplo), esse mob atacam quem tiver mais threat na sua lista, e que seja possivel de atacar. Os mobs ignoram players que, ao serem atacados, cancelem alguma debuff (exemplo gouge, polymorph) Os mobs tb ignoram o mage que esta com o ice block (dado que ele fica immune a todo o dano)
O Taunt
O taunt do warrior (ou o growl do druid que se comporta da mesma maneira) funcionam da seguinte forma: Ao aplicar o taunt o warrior fica exactamente com a mesma threat do player que o mobs estava a atacar (se a threat do warrior for menor que a do outro player). O proprio taunt tb obriga o mob a focar a sua atencao no warrior por 3 seg
Mais complicaçoes: Se alguem esta com a aggro de varios mobs e recebe um heal, a treat do healer e dividida entre todos os mobs (o valor certo nao se sabe ainda, pensa-se que seja (threat do heal)/(num de mobs *2)
Exemplos:
  • Warrior esta com 100 de threat no mob ( e esta sendo atacado pelo mob) Uma class de melee so ira roubar a aggro do mob quando passar os 110 de threat, enquanto uma class de range so ira roubar a threat quando chegar aos 130 de threat.
  • Warrior estava tankando 1 mob. Este segundo mob tem 55 de threat para com o warrior, O mage ataca este segundo mob criando 500 de threat. Mob vai atras do mage. Warrior aproxima-se e usa um taunt. A nova threat do warrior sera de 500.
  • Rogue esta com 100 de thret no mob. Warrior esta a tentar tirar o mob de cima do rogue, e tem neste momento 105 de threat (ainda nao chegou aos 110, pelo que o mob continua a atacar o rogue) Warrior usa taunt mas fica com os mesmos 105 de threat (mas o proprio taunt obriga o mob a atacar o warrior por 3 sec)
  • Mob esta atacando o rogue, rogue tem 100 de threat, ao mesmo tempo um shaman esta tb atacando o mob, por esta altura o priest tem 129 de threat (nao é ainda suficiente para ficar com a aggro) Warrior tem pouca threat (vamos imaginar 20) Warrior manda o taunt e fica com a mesma threat do player que o mob estava a ataca(neste caso o rogue, ou seja foca com 100 de threat) No entanto o priest esta prestes a roubar a aggro pois ele ja esta com 129 de threat (relembrem que é necessario 130% para ranged classes)

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